segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pré-sal (14º aniversário)

educAÇÃO BR: Professora é demitida por mostrar absurdo de escol...

educAÇÃO BR: Professora é demitida por mostrar absurdo de escol...: Professora Uiliene Araújo . Foto Dhiogo Rezende. Do educAÇÃO BR Mais uma entre as inúmeras demonstrações da realidade concreta ...


Professora é demitida por mostrar absurdo de escola no face book

Professora Uiliene Araújo. Foto Dhiogo Rezende.


Do educAÇÃO BR
Mais uma entre as inúmeras demonstrações da realidade concreta da nossa educação, em alguns lugares do Brasil, os considerados mais pobres, na educação pública, a situação é muito pior, mas essa realidade não foge de nenhum canto e recanto do nosso país.
fotos 1, 2 e 3 - Professoa Uiliene pelo seu celular
 A professora de história Uiliene Araújo Santos Rosa foi demitida de uma escola pública municipal de Imperatriz, no Sul do Maranhão, a mesma fez uma denuncia e ao mesmo tempo um desabafo em uma rede social na internet. Em casa, um dia depois da sua aula, no dia das crianças (outubro), a professora postou no seu “face book” fotos que denunciavam a situação precária e absurda das aulas no Colégio Municipalizado Guilherme Dourado, localizado no Parque São José.



As tristes fotos mostram uma sala de aula com vários “rombos” no teto e os estudantes do ensino fundamental assistindo as aulas, fazendo atividades em uma sala com chão encharcado, onde os discentes, sentados e abrigados com seus guarda chuvas abertos, tentam se concentrar nos seus afazeres escolares.


As fotos e seu conteúdo de denuncia alcançaram rapidamente grande destaque nas redes sociais, com muitos compartilhamentos, e comentários de usuários de todo Brasil fizeram as matérias de jornais-sites locais terem milhares de acessos, rompendo limites regionais com a situação da professora e sua “ex” escola quando a situação passou ser divulgada em meios de comunicação do Maranhão como a TV Mirante e nacional como o portal G1.
A educadora Uiliene Araújo declarou ao educação BR que não se arrepende de ter postado as fotos. “quando a diretora disse – Você vai postar essas fotos? Vai queimar nossa escola! Tive então mais coragem, pois ela não pensou na comunidade que deve ter um bom serviço prestado pela instituição, mas sim nela própria.
A diretora no inicio, disse que a professora não poderia mais dar aulas e ficaria a disposição da secretaria de educação municipal, dias depois a docente teve seu contrato rescindido. O secretário de educação Zesiel Ribeiro, colocou na recisão que o motivo da demissão foi por faltas da professora e "condulta incabivel".
A diretora da escola Ivone Carvalho Milhomem é a dona do prédio que abriga a escola, a gestora aluga o espaço para a prefeitura de Imperatriz, sobre esta afirmação, Uiliene declarou sua indignação ao dizer: “ este fato deixa a situação ainda mais absurda, cheguei a escutar de funcionários no local de trabalho que a Ivone é a escola e a escola é a Ivone”. 
 

Audiência Pública - LOA 2013 - Educação - 24.10.2012

domingo, 28 de outubro de 2012

AnisiaNascimento-LIBRAS: ASL Program in Early Childhood Education - CSD

AnisiaNascimento-LIBRAS: ASL Program in Early Childhood Education - CSD

Hino Nacional da URSS - Legendado em português

Professora é demitida após divulgar fotos de escola alagada em Imperatriz

Imagens mostram alunos realizando prova segurando guarda-chuvas.
Secretário municipal disse que professora procedeu de forma errada.


Chão de sala de aula ficou alagado após chuva (Foto: Uiliene Santa Rosa) 
Chão da sala de aula ficou alagado após chuva
(Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)
 
A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. A reportagem foi sugerida por um internauta através do VC no G1.

Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1.

Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão.
Uiliene Araújo
 
Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.

Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

Após chuva, sala de aula das escola municipal Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Santa Rosa)Após chuva, sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado ficou alagada e alunos tiveram que se proteger com guarda-chuvas (Foto: Uiliene Araújo/Arquivo Pessoal)
Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.

Repercussão

Publicadas em seu perfil pessoal no Facebook, as quatro fotos que mostram o estado da sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado já contam com quase 200 compartilhamentos e diversos comentários em apoio à professora e indignação diante da estrutura e atitude da unidade.

Em contato com o G1, o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, confirmou a demissão da professora. De acordo com ele, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.

Ainda segundo o secretário, uma ventania ocorrida logo após a eleição destelhou a sala mostrada nas imagens e que no dia em que as fotos foram tiradas uma prova seria realizada, mas que a professora poderia ter evitado a situação. Zeziel alegou que em nenhum momento a professora procurou a direção da escola ou mesmo a Secretaria de Educação para denunciar o caso. Ele afirmou, ainda, que a demissão foi comunicada ao prefeito Sebastião Madeira, que autorizou o procedimento.

O secretário alegou que problemas internos não deveriam ser tratados em redes sociais e que a funcionária, efetivada há quatro meses, procedeu de forma errada. Ele afirma que não há perseguição contra a professora e que a medida administrativa também seria tomada em relação a outro funcionário que cometesse o erro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Três Teorias Gognitivas - Bruner, Piaget e Vygotsky





Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Disciplina: Aprendizagem
Professor: Pedro Humberto
Aluna: Anisia Sampaio Nascimento





Fichamento da Introdução do capítulo VII - Três Teorias Gognitivas - Bruner, Piaget e Vygotsky
In:
     Teorias da Aprendizagem - LEFRANÇOIS, Guy R., Cengage Learning, São Paulo-SP
Resumo das idéias de Bruner, Piaget e Vygotsky


Por:
        Anisia Sampaio Nascimento




Universidade do Estado do Rio de Janeiro
2012/01



Introdução

"A Velha Senhora parecia dormir, enrolada como um cachorro, na grama ao pé de uma fambroesa silvestre." ... (p 220)
"De repente um pássaro despencou do céu com um barulho de asas batendo, penas voaram; ele enroscou as garras delicadamente em torno do punho da Velha Senhora, que logo acordou. Sentou-se como se nunca se nunca tivesse dormido, sorriu para o falcão peregrino... . E então pôs o pássaro para voar com um grito agudo. 'Vá caçar'!... . Eu não sabia que a Velha Senhor treinava um falcão peregrino para caçar". (p 220)

Este capítulo

"'O que é um falcão para um pombo?' murmurou a Velha Senhora, pensativa. 'E o que é uma pessoa para um pombo?', prosseguiu. '...'. Terá o pombo um conceito de 'pessoas'? Será que consegue pensar coisas assim?". (p 220)

Objetivos

"'Diga aos seus leitores', recomendou a Velha Senhora, 'que essa é uma das questões que este capítulo responde ao focar tópicos da psicologia cognitiva,..."(p 221)

Psicologia Cognitiva

"Não é tarefa fácil para as pessoas perguntar aos pombos o que eles sabem e pensam.  Contudo, Hernstein, Loveland e Cable (1976) juntaram alguns desses pássaros pra tentar descobrir o que eles pensam das pessoas. ...". (p 221)
"Estudos como esses, destacam Medin e Ross (1992), apresentam desafios muito sérios às explicações às explicações behavioristas. Se os comportamentos mais simples dos animais não podem ser adequadamente explicados pelas noções behavioristas, presumivelmente, os comportamentos humanos mais complexos não o serão. Se até os animais desenvolvem conceitos e processos aparentes de pensamento, a psicologia devia se preocupar com esse aspecto da mesma forma que  o faz em relação a  comportamentos mais facilmente observados e descritos.  É aí que entra o cognitivismo, uma abordagem teórica da aprendizagem, envolvida primariamente com eventos intelectuais com,o solução de problemas, processamento da informação, pensamento e imaginação". (p 222 - 2º parágrafo)

Uma Comparação entre Cognitivismo e Behaviorismo
As Principais Diferenças entre Behaviorismo e Cognitivismo (p 223)

Behaviorismo
Cognitivismo
Conceitos Principais
Estímulos, respostas, reforçamento
Processos mentais superiores (pensamento, imaginação e solução de problemas)
Metáforas Principais
Qualidades mecânicas do funcionamento humano
Metáforas de processamento da informação e as baseadas em computador
Sujeito de Pesquisas Mais Comuns
Animais; algumas pesquisas com sujeitos humanos
Humanos; pesquisas com alguns animais não humanos
Objetivos Principais
Descobrir relações previsíveis entre estímulos, respostas e consequências das respostas
Fazer inferências úteis sobre os processos mentais que influenciam e determinam o comportamento
Amplitude das Teorias
Geralmente pretendem explicar todos os aspectos significativos do comportamento
Geralmente mais limitadas em amplitude; buscam explicar processos e comportamentos mais específicos
Teóricos Representativos
Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner, Hull
Psicólogos da Gestalt, Bruner, Piaget, Vygotsky, teóricos conexionistas ...


A Metáfora Principal da Psicologia Cognitiva

"A metáfora dominante na psicologia cognitiva, ressaltam Massaro e Cowan (1993), é a do processamento da informação (PI) - que é, basicamente, uma metáfora baseada na linguagem do computador. Processamento da informação refere-se ao modo como a informação (input) é modificada ou alterada. A ênfase recai sobre processos perceptuais e conceituais que permitem ao percebedor perceber; determinam como o ator atua; e fundamentam pensamento, memorização, resolução de problemas etc.". (p 223)

Bruner, Piaget e Vygotsky

Bruner - Para Bruner o aprendiz é o principal participante do processo de aquisação do conhecimento. A instrução do aluno deve está relacionada a contextos e experiências pessoais. 


 Piaget - Para Piaget a estrutura cognitiva do sujeito é o ponto central dos diferentes níveis de desenvolvimento proporcionado pelas diversas atividade e situações desafiantes. Para ele é a cognição que diferencia o homem dos demais seres viventes.


Vygotsky - Para Vygotsky  a interação social é essencial para que haja um desenvolvimento cognitivo completo.  Segundo ele, também, há uma limitação a um certo potencial que varia de acordo com o intervalo de idade do sujeito e, a isto,  Vygotsky chama de Zona de Desenvolvimento proximal .



Anisia Sampaio do Nascimento
UERJ/2012/01





A Teoria de Lev Vigotski


Vygotsky - Para Vygotsky  a interação social é essencial para que haja um desenvolvimento cognitivo completo.  Segundo ele, também, há uma limitação a um certo potencial que varia de acordo com o intervalo de idade do sujeito e, a isto,  Vygotsky chama de Zona de Desenvolvimento proximal .


Teoria de vigotsky

Teoria Cognitiva de Jean Piaget

Piaget - Para Piaget a estrutura cognitiva do sujeito é o ponto central dos diferentes níveis de desenvolvimento proporcionado pelas diversas atividades e situações desafiantes. Para ele é a cognição que diferencia o homem dos demais seres viventes.