segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A PRÁXIS DO CUIDADOR E DO EDUCADOR SOCIAL DE ABRIGOS

João Clemente de Souza Neto,
UNIFIEO,
e-mail: j.clemente@uol,com.br1
Este artigo traz alguns apontamentos sobre a práxis do educador social que trabalha em abrigos para crianças e adolescentes. A temática levanta questões sobre o conhecimento pedagógico, a ação do educador e as relações cotidianas, no abrigo e com o sistema de proteção. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, uma postura relacional da parte do educador pressupõe uma politicidade comprometida com o ressignificar das vidas e representações da criança e do adolescente em condições de vulnerabilidade. O educador transmite um conjunto de normas, valores e regras, mas também atua no sentido de preparar os abrigados para lidar com seus sofrimentos, conflitos e tensões.
Sofrimentos, conflitos e tensões acompanham a vida das crianças e adolescentes no abrigo, mas também a história de vida de cada educador. Os participantes dessa rede de relações devem ser sensibilizados para apropriar-se das oportunidades e ressignificá-las, trazendo diferentes sentidos ao sofrimento humano. Esse movimento traz um conteúdo pedagógico e psicológico, pela perspectiva da educação criativa, na linha gramsciana. ao contrário das explicações reducionistas e mecanicistas que acabam por excluir a ação do sujeito e reduzi-lo a réu de seus fracassos, sujeito e história são interconstrutores e interdependentes.
O contexto e a referência cultural são importantes nessa construção, uma vez que a consciência de si e em si é tecida a partir das relações, da escuta, do diálogo, do ver e
1 João Clemente de Souza Neto, mestre e doutor em Ciências Sociais, é pesquisador e professor no Centro Universitário FIEO e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do Instituto Catequético Secular São José, vice-presidente da Ages e agente da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, instituições que defendem os direitos da criança e do adolescente. End. Eletrônico: j.clemente@uol.com.br
ISSN 1981-2566
do sentir. O processo de participação é um instrumento pedagógico que ajuda o sujeito a se conhecer. A consciência adquirida neste processo é obtida pelo enfrentamento de uma sucessão de paradoxos e contradições, que permite a elaboração de uma ética que ultrapassa o sentido técnico e metodológico. “A ética vale como forma de reflexão sobre nós mesmos, muito mais que como fonte de conclusões normativas. Ética é pensar.” (Outeiral, 2001:28.)
Este artigo é resultado de pesquisas de intervenção, voltadas à práxis do educador social e à formação da subjetividade, em quatro abrigos da Grande São Paulo. Essa forma de pesquisa possibilita um diagnóstico da realidade e, simultaneamente, sua transformação. Tem como fundo a coexistência entre o sujeito e o objeto. Nela, um se descobre no outro, sujeitos e objetos se constroem e os envolvidos se modificam, à medida que falam de sofrimentos, esperanças, desilusões, empolgamento, e buscam soluções. A pesquisa social ajuda a compreender a realidade social e humana, a recriar categorias analíticas e a aperfeiçoar a qualidade de vida, uma vez que compromete com os “[...]processos de alteração e de mutação social nos quais vivem ou sofrem as pessoas [...]” (Lévy 2001:97). Como uma virtude moral, a ética pode ser adquirida. No depoimento a seguir, Izilda mostra que o processo de participação ajuda a adquirir formas de lidar com as dificuldades e sofrimentos, de lutar para melhorar a qualidade de vida
“No abrigo, eu aprendi a conviver com as dificuldades. Antes, eu era muito triste. Agora, fico triste ainda. Mas vou à luta. Conversar sobre dificuldades e sofrimentos meus e dos outros ajuda a encontrar o caminho. A minha dificuldade é a dificuldade do outro. Se ficar sozinha, não compreendo bem o que está acontecendo.” (Izilda, usuária da escola pública.)
A pesquisa de intervenção atua no campo dos desejos, sonhos, necessidades, conflitos e contradições. Seu sujeito e objeto interagem o tempo todo. Isto faz dela um campo transferencial, em que as Ciências Sociais, especialmente a Sociologia Clínica e a Psicossociologia, atuam com a realidade psíquica e social dos indivíduos. O fato de ocorrer na relação entre sujeito e objeto não nega ao conhecimento resultante o caráter científico.
ISSN 1981-2566
A filosofia da práxis considera que o homem faz o conhecimento e vice-versa, que a realidade comanda o indivíduo e é por ele comandada. Longe de um tautologismo, a pesquisa de intervenção não se restringe a explicações racionais dos fenômenos ou das ações humanas. Os fenômenos têm também uma origem subjetiva. A subjetividade é capaz de produzir, modificar e influenciar qualitativamente o cotidiano e o contexto social. A pesquisa de intervenção deixa emergir as contradições e paradoxos do cotidiano, da realidade social e da própria realidade existencial do indivíduo. Na relação entre o eu e o tu, a subjetividade e a objetividade, o indivíduo pode se apropriar das experiências e transformá-las em outra história.
“Mas sei que o indivíduo socialmente definido tem, ao menos virtualmente, a possibilidade de ser algo que não sua definição social, sem nunca poder fugir inteiramente dela; portanto, ele é, virtualmente, uma subjetividade..” (Castoriadis, 1999:37.)
A percepção de que a subjetividade não é acessível ao pesquisador e, às vezes, nem ao sujeito leva a pensar que ela não pode ser compreendida ou analisada tão-somente a partir de concepções padronizadas preestabelecidas e nem de generalizações, uma vez que as ações humanas são dotadas de sentidos que podem ser entendidos mais precisamente quando circunscritos nos acontecimentos da vida e da história. Sendo assim, não podermos analisar a ação pedagógica fora de um contexto social definido, carregado de um conjunto de variáveis articuladas ou não. O sujeito não está à deriva e nem livre das forças gravitacionais, como numa nave espacial. Está submetido a pressões de todas as ordens. Entretanto, vive em busca de saídas e sempre, de alguma forma, depara-se com uma ou outra brecha, ou, ainda, constrói atalhos para satisfazer suas necessidades materiais e espirituais. Sua meta é conquistar um bem-estar pessoal e social.
Refletir sobre a formação do educador social que atua em abrigos requer uma visão maior da trama das relações entre os agentes que permeiam esses espaços. Cada um deles está na ponta de uma história feita de desencantamentos e frustrações, cujo resultado é, geralmente, uma sensação de incompletude e, às vezes, de perda total do sentido da existência. O encontro entre educador e educando nesse espaço de proteção
ISSN 1981-2566
revela uma extrema complexidade, uma vez que articula duas esferas, a da subjetividade e a da objetividade. Nessa relação, dores, carências e sentimentos ganham vida, forma e expressão. Às vezes, subjetividade e objetividade se confundem. Em todo momento, há transferências e contratransferências, buscas de objetos de desejo imaginários e sonhados, nunca alcançados. Nesse sentido, qualquer análise sobre abrigos e ações do educador resiste a compreensões totalizantes ou englobantes.
Educadores, dirigentes, técnicos da Prefeitura ou da Vara da Infância e da Juventude - nenhum deles possui um texto único, uma tábua da lei, que responda à realidade dos abrigos. São vários textos, incompletos cada um deles. As histórias correm quase paralelas, desacorrentadas. A aprendizagem nesse espaço é rica e dinâmica, quando sedimentada no amor e na amizade, que são condições essenciais a um bom educador. No abrigo, histórias e experiências estão sempre transitando. Nele, a criança e o adolescente acumulam “[...] na memória, mil fragmentos de saber e de discurso que, mais tarde, determinarão sua maneira de agir, de sofrer e de desejar” (Certeau, 1997:206). Esta frase sobre a família ajuda a compreender a importância de assimilar e de transformar a práxis do educador e a realidade do abrigo num cotidiano criativo e emancipador. Experiências cotidianas da infância e da adolescência nos acompanham pela vida toda. Em cada encontro, elas reaparecem, tingidas pela culpa, pela mágoa, pela saudade, alegria ou outras emoções. Podem, mesmo, ganhar novos matizes em novas experiências.
Educar e cuidar de crianças e adolescentes no abrigo, segundo a doutrina de proteção integral estabelecida no ECA e fundada nas concepções de uma pedagogia emancipadora, é uma tarefa complexa, multifacetária e aberta. O processo de formação do educador social no abrigo pressupõe a interação de aspectos biológicos, culturais e emocionais, com suas variáveis sociais, espirituais, econômicos e afetivos. Por isso, tomamos como base algumas reflexões sobre o conhecimento científico e o sentido da práxis do educador, para trazer à tona alguns retratos dessa realidade.
Aprender é contatar, apreender, interpretar, interagir, apropriar-se e transformar o cotidiano e a história, não só como quem recebe, mas como ser que atribui sentidos.
ISSN 1981-2566
Na aprendizagem, o indivíduo se forma para a sociedade e a sociedade se forma para ele. É no centro dos conflitos humanos, políticos e sociais, que ocorre a práxis do educador social, uma vez que seu projeto político-pedagógico é incluir as vítimas da desigualdade social. A questão social, no mundo globalizado, recoloca a problemática da aprendizagem. Nesse contexto, o educador constrói um conhecimento que tende a ajudar a humanidade a encontrar formas de superar ou de reduzir o mal-estar individual e social.
1. A vida equacionada no cotidiano
Por mais que se o conteste, não há quem possa sobreviver sem o cotidiano. Marcado pela heterogeneidade e complexidade de fenômenos como linguagem, divisão social do trabalho, jogos, vida privada, lazer, emoção, imediaticidade, espontaneísmo, reprodução do indivíduo, superficialidade..., o cotidiano estabelece as relações do indivíduo. sem um vínculo verticalizado com o todo. Neste sentido, ele é o alfa e o ômega da vida, e seus desdobramentos fazem com que cada um se perceba como singular.
“Eu vivi em vários cantos desse mundo. Fiquei na Febem [...], fui morar com minha irmã que morreu [...] Depois vivi na rua [...] Agora, moro no Lar. Sempre dei duro. [...] até para roubar a gente tem que ter vontade. [...] Tem dia que não tenho vontade pra nada. [...] Mas tem dia que a gente tem que aproveitar, a gente topa tudo, a gente levanta disposto a tudo. [...] Só que a gente tem que lembrar que tem que esquecer das coisas ruins, pra lutar e se lembrar das ruins pra gente não fazer mais. [...] Quando me falta alguma coisa, tenho vontade de pegar do outro [...] mas Deus não quer que eu pegue. Os educadores [...] e o padre falam para não pegar. Eu lembro da minha mãe e da minha irmã que morreram, que também diziam pra não pegar. Mas, quando a gente tem fome e quer ficar bonita, não tem jeito. Aí, bate uma tristeza, porque uma coisa quer que a gente faça e outra quer que a gente não faça. É aí que a gente fica triste. E, então, eu não tenho vontade de fazer nada. Mas, de repente [...] acontece alguma coisa, como uma pessoa dar risada pra gente. Aí, a gente fica alegre. Tudo fica diferente. A tristeza vai embora. [...] Hoje, estou com quinze anos, estou na quinta série. Estou procurando emprego. Ajudo aqui no abrigo.” (Dep., Cris, 1994.)
. Acreditar que apenas os intelectuais, os partidos políticos ou a luta de classes transformam a realidade seria uma forma de alienação, pois as revoluções só podem ter
ISSN 1981-2566
êxito se atingirem o cotidiano ou se dele partirem. Não se pode minimizar o cotidiano a um espaço de domesticação dos indivíduos. Ele é o espaço do fazer e do refazer histórico. Esta concepção está presente no depoimento de Cris, que apresenta um movimento do cotidiano dos indivíduos, que não podem viver isolados, mas integrados nas esferas do dia-a-dia. O abrigo vive da “[...] confiança posta na inteligência e na inventividade do mais fraco, na atenção extrema à sua mobilidade tática, no respeito dado ao fraco, sem eira nem beira, móvel por ser assim desarmado em face das estratégias do forte [...]” (Giard, 1996:19).
Desse ponto de vista, os sujeitos envolvidos em programas sociais direcionam sua criatividade para a construção de uma rede de solidariedade que responda às exigências do dia-a-dia dos empobrecidos. O agir cotidiano pode criar um tecido social favorável às mudanças históricas. Nesse sentido, clarifica as práticas sociais e subsidia a história. O equívoco das grandes teorias é buscar compreender as macro e microestruturas, com o que acabam negando o cotidiano, que é a arte de fazer. Descortinar o cotidiano e compreender sua face pragmática e dinâmica significa também entender que as pessoas não são “idiotas” (Certeau, 1996:20). Escutar o “desprezível” ajuda a visualizar a criatividade e a inventividade da população empobrecida que, por meio dos atalhos que ela mesma constrói, consegue resistir e amortecer as chagas do mal-estar.
O cotidiano é simultaneamente abstrato e concreto, e se constitui a partir do vivido. É o locus das necessidades e carecimentos, dos desejos, da esperança e desesperança, do ódio, violência, alegria e tristeza, das crianças e adolescentes, dos negros, mulheres e idosos, em síntese, o espaço privilegiado de se viver a diferença. Nele é que se abrem ao indivíduo as condições para ganhar ou perder sua vida. É nele que se nasce, cresce, vive sofre e morre.
No depoimento de Cris, apreende-se a luta entre a dor, o prazer, a alegria e a tristeza, numa tensão reveladora da cosmovisão e dos valores e afetos envolvidos na vida diária. Os educadores, o padre, a irmã e a mãe disseram que Deus não quer que ela roube ou faça maldades, e ela luta para cumprir esse princípio. Em sua história, observa-
ISSN 1981-2566
se que a religião e a afetividade são propiciadores de limites: Quando me falta alguma coisa,tenho vontade de pegar do outro [...] mas Deus não quer que eu pegue. Dar sentido otimista aos fatos é importante quando esse entusiasmo não se transforma em impulsos fetichizados, mas promove uma mudança individual e do meio ambiente, corroborando a importância das alterações, mesmo que miúdas, no cotidiano e na vida. Gramsci defende o entusiasmo quando produz uma transformação, quando se acompanha de uma vontade inteligente, utiliza a inventividade e toma iniciativas para mudar a realidade. Nem sempre as representações conseguem integrar-se com o dia-a-dia, nas relações que se estabelecem entre o concebido e o vivido.
A entidade reproduz a vida, como locus da necessidade e do desejo, do qual cada indivíduo se apropria de maneira diferenciada, na sua maneira de viver, uma vez que os conteúdos, regras e normas estabelecidos pela sociedade são assimilados diferentemente pelos indivíduos. Refletir sobre o cotidiano significa perceber nele as formas das lutas de classes, das quais o abrigo é espelho. Entendemos a história constituída dos encontros movidos pela subjetividade e/ou pela objetividade, que, entranhadas uma na outra, impulsionam as mudanças, constroem o cotidiano e dão sentido e movimento à vida. Para se deslindar o fazer cotidiano, palco da vida e da morte, penetra-se num universo onde o amor e o ódio se materializam, o corpo e o espírito ganham concretude e experimentam prazer e dor, onde aquilo que parece desprezível toma vida e o pujante sinaliza a morte. Neste cotidiano, o corpo e a alma se relacionam, impulsionados por desejos e necessidades materiais e espirituais, constituindo a subjetivação e a objetivação. Nele, pode-se observar a virtude humana que se caracteriza pelo lutar, viver, preservar. O que buscam os homens no cotidiano, senão preservar a própria vida, tornarem-se sujeitos? Em síntese, a virtude é o desenvolvimento das potencialidades peculiares a cada ser.
Locus da intimidade, das coisas caseiras, da familiaridade, da construção da vida, no cotidiano o humano encontra sua mais alta expressão na capacidade de amar e de ser solidário, de responder às exigências e necessidades pessoais e do outro. Nele, o homem se revela como ser carente e desejante, anseia por amor e poder, destrói e constrói, alimenta ideais filosóficos e religiosos, arrisca a vida por desejos e sonhos,
ISSN 1981-2566
busca satisfazer necessidades materiais, como a fome e a sede, mas também desejos e paixões. A solidariedade é um sinal da realização humana, que pode ser apanhada no fazer cotidiano, no qual descobrimos que a felicidade não é dada, mas construída, não é uma dádiva, mas uma luta, uma ética cujo modelo seja aproximar o homem da natureza humana. O bem é o desenvolvimento do homem, aquilo que o ajuda a realizar-se como pessoa humana. O mal é o inverso, o que repulsa a realização humana, é a lógica da destruição humana, a antiética. Na ética da vida, constituída pelo encontro e pulsão mútua de dois corpos, subjetividade e objetividade devem buscar e encontrar o caminho da alegria, para que os homens sejam felizes cada dia. Percebe-se nas práticas pedagógicas e assistenciais a coexistência de duas lógicas: uma autoritária, que decide sobre o que é bom e ruim na vida dos homens, força a subordinação das pessoas e é, portanto, antidemocrática; outra, em contrapartida, na qual o próprio homem é quem negocia suas normas, a democracia. Estas duas lógicas estão em permanente tensão no cotidiano, no qual os homens ora se submetem ao autoritarismo, como uma tática de sobrevivência, negando assim a ética humana, ora buscam reconquistar sua cidadania.
Esta visão retrata o processo de humanização do indivíduo e da sociedade. Como espaço de revelação e escamoteamento dos fatos, o cotidiano não está separado da história como por um fosso, mas com ela imbricado. Essa concepção ajuda a superar a dicotomia entre cotidiano e história, a analisá-lo como chave de acesso para entendimento da realidade.. A filosofia da práxis aparece neste contexto como aquela que tanto cria quanto coloca o homem diante da realidade, na qual ele é ontocriativo. Finalmente, concebe o cotidiano como movimento que permite apreender a dinâmica da história, entende que ele é o homem por inteiro e apanha a vida dos usuários no abrigo, na qual se manifestam as necessidades do sujeito. Nessa perspectiva, a alienação se faz quando se constrói um fosso entre o humano genérico e o singular. Esse abismo “[...] jamais foi inteiramente insuperável para o indivíduo isolado: em todas as épocas, sempre houve um número maior ou menor de pessoas que, com a ajuda de seu talento, de sua situação, das grandes constelações históricas, conseguiu superá-lo” (Heller, 1989:39).
2. A proposta pedagógica do abrigo
ISSN 1981-2566
Os abrigos têm a finalidade de ajudar o educando a encontrar subsídios de um projeto pessoal fundado na ética da vida, para enfrentar uma sociedade cuja racionalidade tende a transformar o sujeito, rico de subjetividade, em objeto de burocracias. Os conteúdos pedagógicos são construídos a partir da realidade das crianças e adolescentes:
“No final do dia, depois de ter ido à escola, brincado, [...] a gente sentava na cozinha, todos juntos, ou no refeitório, quando havia muita gente, para escolher arroz, feijão, descascar batatas ou frutas, assistir televisão. [...] Um começava a falar de sua vida, e todos escutavam. Às vezes, dois, três ou quatro começavam a chorar. [...] Um falava que a mãe tinha ido embora, que o pai estava preso e que antes de vir até o Lar, tinha dormido na rua. Aí, eu lembrava da minha história, que meu pai morreu e que meu irmão vendia minha mãe para os bandidos e até minhas três irmãs, para ganhar maconha. Até que minha mãe morreu de tanto trabalhar, quando ficou presa na geladeira do hospital, onde estava fazendo limpeza. E nós ficamos morando na casa dos outros, um pouco com minha irmã mais velha, outro na rua, pegando coisas do lixo, até que viemos pra cá. A tia Lilica [...] trouxe nós pra cá. Agora, tenho minha família e minha casa, sou feliz” (Dep., Pedro, 1994).
Para usuários rejeitados e excluídos, a premissa pedagógica da instituição é propiciar condições de fluência do sujeito, com a finalidade de seduzir a objetividade em benefício próprio e dos companheiros. Esta prática não exclui as relações sociais, uma vez que fornece material aos usuários para que possam manipular o contexto dessas relações. O conteúdo pedagógico presente no relato de Pedro inclui o conhecimento anterior que essa população possui, por ser protagonista de uma história inteiramente diversa, mas caracterizada pela criatividade dentro de sua realidade. Não é sem razão que Patto (1991:224) constata que não se conhece suficientemente a criança empobrecida, que se menospreza sua experiência, habilidade e capacidade de se relacionar com o cotidiano, as quais “[...] mantêm viva num contexto social que é extremamente adverso. Exigimos, além disso, que ela deixe [...] suas vivências, sob pena de ser considerada inapta”.
Uma de suas metas é a criação de espaço para a ocorrência de catarses, como meio de provocar a integração da criança ou do adolescente consigo mesmo e com o outro: Um começava a falar de sua vida, e todos escutavam. Às vezes, dois, três ou
ISSN 1981-2566
quatro começavam a chorar. A catarse é uma das estratégias que podem ajudar o educando a se reapropriar de sua história e a recriá-la no dia-a-dia, a desenvolver sua dimensão criativa, a construir uma visão menos pessimista ou fantasiosa do mundo e a aprender a extrair de si e do cotidiano formas de satisfazer seus carecimentos. A ação pedagógica das entidades deve enfocar o transfazer do sujeito nas atividades do dia-a-dia, no brincar, nas tarefas escolares e outras, permitindo aos educadores subsidiar os educandos no direcionamento de suas pulsões. À medida que projeta suas aspirações, tristezas, alegrias e amarguras, o abrigado pode avaliar e até destruir o objeto odiado ou amado, incorporá-lo ou excluí-lo de sua vida, ou ser destruído pelo objeto.
“O sujeito diz ao objeto: „Eu te destruí‟, e o objeto ali está, recebendo a comunicação. Daí por diante, o sujeito diz: „Eu te destruí. Eu te amo. Tua sobrevivência à destruição que te fiz sofrer, confere o valor a tua existência para mim. Enquanto estou te amando, estou permanentemente te destruindo na fantasia‟ (inconsciente). Aqui começa a fantasia para o indivíduo. O sujeito pode agora usar o objeto que sobreviveu. É importante notar que não se trata apenas da destruição do objeto pelo sujeito, pelo fato de estar o objeto fora da área do controle onipotente do sujeito.” (Winnicott, 1995:126).
Objeto externo são as experiências pessoais que precisam ser reorganizadas para servirem de matéria-prima à busca e construção do sentido da vida. As motivações alocadas na subjetividade encontram respostas à medida que o educando recebe apoio da exterioridade - material escolar, roupas, calçados, atenção da professora e do educador, a valorização dos pequenos avanços de cada dia. A relação entre o educando e o educador não é mecanicista, em que um deposita o conhecimento e o outro é depositário. O educador intui que a pedagogia do amor e da solidariedade humana possibilita ajudar o usuário a adquirir noções de limite e a vivência das frustrações.
O vigor energético do amor impulsiona à transformação pessoal e do outro, provoca conflitos, tensões, constrói e destrói. Quem se move por amor coloca à disposição de si e do outro os sentimentos, o olhar, o ouvido, e foge à ociosidade. Amar significa viver intensamente as esferas da vida, para consolidar a felicidade e da liberdade.
ISSN 1981-2566
“Vivi dez anos no abrigo. Agora, trabalho como eletricista. O que aprendi [...] foi saber o que era meu e o que não era. Foi o espírito de lutar para conquistar as minhas coisas. Batalho todos os dias. Levanto cedo e volto à tarde pra minha casa. Sempre me lembro de algumas coisas que me falaram aqui. Preciso ter coragem” (Dep., Marcos, 1995).
Marcos patenteia a idéia de que é possível preencher lacunas dos estádios anteriores da vida, se não de maneira plena, pelo menos de forma satisfatória às exigências da socialização. As forças de autodescoberta, satisfação, incerteza e disponibilidade fazem parte de uma ação emancipatória que move usuários, educadores e dirigentes a uma revisão contínua de seus sonhos, para integrá-los nos desdobramentos da vida. A coexistência entre subjetividade e objetividade não concebe o sujeito dividido entre razão e desejo, interioridade e exterioridade, mas integrado, numa unidade. A cisão desses elementos, como uma esquizofrenia, constitui o canteiro da barbárie, ao passo que a unidade cria condições para o bem-estar. Fromm (1971:170) destaca que o amor é a única resposta satisfatória para as questões humanas.
A proposta pedagógica dos abrigos, na fala de Marcos, não visa encerrar as crianças e adolescentes numa redoma protetora, mas integrá-los na sociedade e reforçar neles o espírito de luta para enfrentar os desafios da vida e viver intensamente. Freqüentam a escola, com os demais garotos do bairro, e os equipamentos sociais. Participam dos problemas sociais, econômicos, políticos e religiosos da comunidade. Nesse contexto, o amor não se reduz a um produto da subjetividade ou a um espírito que conduz o homem; define-se no cotidiano, espaço das relações fraternas, acolhedoras, de tolerância, partilha, compreensão e orientação, dos valores éticos. Na tradição cristã, o amor que tem por condição a prática da justiça social.
A importância do amor como constitutivo da realização humana não significa excluir a necessidade da satisfação de outros carecimentos radicais, pois sua materialização ocorre com a garantia dos direitos econômicos e sociais. Nenhum ser humano sobreviveria sem alimentação, como não viveria sem amor. Esse espírito impulsiona a comunidade a criar uma grande família, em que crianças e adolescentes sejam acolhidos e vivam com dignidade. Um abrigo deve ser
ISSN 1981-2566
“[...] um lugar de encontro feliz, fraterno, terno, saudável, humano, criativo, educativo. A nossa grande família deve ser o lar, onde todos se respeitam, se ajudam a crescer e a se formar para viver nesse mundo de competição e desumano, sem se deixar vencer por suas máximas e diretrizes, mas sim viver a experiência do amor. Por isso, nossa proposta é [...] a criação do „homem novo‟, sujeito da própria história, consciente de seus direitos de cidadania, inserido no contexto social. Para atingir esse objetivo educacional, é utilizada uma pedagogia humanizadora adequada ao perfil dos usuários. Habituados a um contexto social de desamor, violência e desvalorização humana, num cotidiano de empobrecimento econômico e cultural, estes usuários têm necessidade de uma pedagogia que restabeleça neles a auto-estima, a consciência da própria dignidade e seu valor como pessoas, a capacidade de vencer a experiência de desamor, desconfiança e medo, e a experiência de amar a si mesmos e aos demais. Uma das estratégias dessa pedagogia é envolvê-los num clima de diálogo, partilha, solidariedade e afetividade, no ambiente do Lar, junto à conscientização dos seus direitos, deveres e necessidade do empenho na autopromoção, como também a libertação de questionáveis „generosidades‟, manipulações e dirigismos, tudo isso na medida das possibilidades individuais” (Relatório Anual do LMSJ, 1989:7).
Daí a importância de dirigir ao educando um olhar humano, para ajudá-lo a apropriar-se dos fatos e acontecimentos e transformá-los, a partir de uma visão antitrágica, não se deixando conduzir por eles, mas, ao contrário, conduzindo-os. Este princípio visa à criação do sujeito consciente de seus direitos de cidadania, inserido no contexto social. O sujeito sabe dialogar com o mundo em sua complexidade. Um dos objetivos das estratégias vivenciadas no dia-a-dia é a aprendizagem do uso do acaso, do sofrimento, da desilusão e da decepção, como também da energia e da inteligência dos inimigos, em benefício pessoal e do grupo. Acredita-se que o sujeito sempre pode mudar a si mesmo e ao outro. Não existe uma explicação única e um único fator determinante da mudança, mas vários fatos e interpretações para ela. Por esta ótica, os abrigos devem transformar em ato pedagógico e político o amor pelas crianças e adolescentes. Os abrigos deveriam ser espaços saudáveis para acolher a criança e o adolescente abandonados e impulsioná-los a dar sentido à vida, a elaborar projetos de vida, a praticar experiências de solidariedade e viver a cidadania, sem se transformarem
ISSN 1981-2566
em instrumentos que impeçam os usuários de serem solidários, protagonistas e cidadãos.
3. Uma descrição do educador: concepções e atuação
A problemática do abrigo convida a retomar a discussão da terceira tese de Feuerbach, quando Marx pergunta sobre quem educará os educadores, dentro da concepção de que o homem faz a história e a história o faz, de que as circunstâncias modificam as pessoas e são por elas modificadas. No século XXI, autores como Morin redimensionam a reforma do pensamento e a missão do educador. A educação ultrapassa a competência técnica, pois contribui para a fruição da ética. Ela deve preparar o profissional e o indivíduo, em sua relação consigo, com o outro, a sociedade e o Planeta. Este movimento permite responder a algumas indagações sobre o processo de aprendizagem humana.
A práxis do educador social permite ressignificar conhecimentos adquiridos e apreender novos conhecimentos. Na construção do conhecimento, “[...] compreender é modificar-se, é ir além de si mesmo” (Sartre, 1967:20). Percebe o educador social que a história, a biografia e a realidade das crianças e dos adolescentes, no abrigo e fora dele, escapa ao saber e aos conceitos cristalizados. Sua formação é contínua, uma vez que cada encontro com o outro ou com as questões cotidianas produz alterações nas formas de pensar, de agir e de ser. O conhecimento cristalizado massacra a incerteza e o novo e, muitas vezes, conduz à indiferença. O educador deve ter uma postura de engajamento e de abertura para o novo, agir entre a certeza e a incerteza. É por isso que podemos afirmar que viver é estar no campo do perigo.
Em síntese, a formação e o processo de aprendizagem do educador social não se dão apenas por meio de um curso, mas formam um conjunto articulado, que vai desde a formação acadêmica, até a vivência cotidiana, e vice-versa. Ao problematizar a questão pedagógica, Benjamin permite considerar como a maioria dos especialistas em educação erra ao desconsiderar a realidade social das crianças das famílias em situação de vulnerabilidade. Algumas pedagogias de fachada progressista reduzem a situação de mal-estar das crianças à família. Acredito que precisamos
ISSN 1981-2566
ultrapassar essa perspectiva. O mal-estar da infância e da adolescência não é somente familiar. É uma questão de classe e de etnia. Quando o foco se fecha na família, escamoteia essas questões.
Os usuários dos abrigos são vítimas de um processo de degradação econômica, cultural, social e familiar. Por outro lado, à medida que têm um espaço social reconhecido, como os abrigos e a escola, sua vida denuncia as injustiças presentes no cotidianos, as quais não se referem a aspectos doutrinários, mas a variáveis de classe e de etnia. Poderíamos até inferir que são revolucionários, quando questionam as autoridades, os educadores e a sociedade como um todo. Talvez, possamos aqui ressignificar a idéia de Dom Luciano Mendes de Almeida, quando, nos anos oitenta, dizia que “o menor é um profeta dos novos tempos”. Por isso, o educador que tem um compromisso ético com seu trabalho pedagógico é um agente de transformação.
Nesse contexto histórico, desenvolvem-se as noções de assistência, cuidador e educador social. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em meados do século XX, alterou a concepção de políticas sociais de atendimento à criança e ao adolescente. De lá para cá, o ordenamento jurídico vem se aperfeiçoando.
“Por longo período, o estado brasileiro deixou a assistência a carentes e abandonados por conta das instituições de caridade e filantrópicas. A entrada tardia do Estado na atenção á infância e à adolescência em situação de risco teve reflexo no quadro de recursos humanos que tradicionalmente se ocuparam dessas entidades de abrigos. Essa atenção foi, durante muito tempo, desenvolvida predominantemente por agentes voluntários [...], contando com pouquíssimos trabalhadores remunerados.” (Silva, 2004:101.)
O ECA, aprovado em 1990, concebe crianças e adolescentes pobres como sujeitos de direitos e não como objetos de práticas piedosas ou de aparatos repressivos. Os profissionais que atuam nos abrigos passaram a ter o papel de educadores. Essa não foi apenas uma mudança de nomenclatura, mas de postura e concepção. O educador, desenhado neste ordenamento jurídico, tende a possuir boa formação técnica e uma consciência comprometida, pela perspectiva do que Sartre denominou de engajamento, Gramsci de compromisso ético e Morin de ciência com consciência.
ISSN 1981-2566
Na tradição da assistência, mais ligada ao campo religioso, predomina o carisma do atendimento, do cuidado, mas sem o aspecto técnico. Por outro lado, percebemos no Estado muitos técnicos sem carisma. O desafio colocado no ECA, ao nosso ver, é de articular técnica e carisma. Numa linguagem mais precisa, formar educadores que saibam articular o contexto, a racionalidade e a afetividade. A práxis pedagógica requer uma construção do conhecimento fundada no sujeito e no contexto em que está inserido, o que ajuda a construir diferentes projetos de vida, em vista de um processo civilizatório emancipador.
Mais do que instrumento de alienação, a solidariedade contribui para a emancipação e a reconstituição da justiça social. Não uma solidariedade mecanicista, na linha de Durkheim, mas em movimento, voltada para o encontro da felicidade. Crianças e adolescentes com direitos violados ou em situação de vulnerabilidade pessoal e social, dependentes de abrigos ou de outros serviços sociais, requerem um orientador, educador ou liderança comunitária, com boa formação humana. Ele pode ajudar
“[...] a criança a colocar seus sentimentos em palavras e a elaborá-los, de forma que possa aceitar realmente a situação. Entregue a si mesma, a criança provavelmente permanecerá neste conflito emocional confuso, o que pode resultar em incidentes [...] Não raro as crianças suporão, por exemplo, que seu lar se desfez devido ao seu mau comportamento ou que foram mandadas embora como castigo” (Bowlby, 2002:140).
Esta pode ser uma base para elaboração de uma pedagogia social para sistematizar os conhecimentos acumulados na história e colocá-los a favor dessa população. Se a comunidade científica e a sociedade problematizaram sobre quem são e como reagem aqueles que são tachados de desviantes, pivetes, abandonados..., é porque já possuem condições para desencadear um processo de socialização e humanização. A pedagogia social deve considerar que a noção de sujeito humano como aquele que faz o cotidiano e é por ele feito permanece controvertida e ainda distante de um consenso. Nessa relação dialética, podemos compreender a prática da autonomia do sujeito e superar explicações fundo mecanicista, que o excluem dos processos de transformação social e histórica, como objeto de manipulação e ser amorfo, incapaz de reagir.
ISSN 1981-2566
A atividade do educador no abrigo é mais do que uma função, não se resumem a práticas, mas são práxis e requerem uma ação político-pedagógica do educador. Nesse sentido, o educador desenvolve habilidades próximas ao que Gramsci caracterizou de intelectual orgânico. Ele deve ajudar a criança, sua família e todos os componentes do abrigo a encontrarem o sentido da existência humana e a transformarem essa experiência em conhecimento e valores para comunicar à sociedade. A partir de sua experiência no abrigo, ele tende a ajudar o Conselho Tutelar, o Juiz e as autoridades públicas a constituírem ou a aperfeiçoarem uma rede de proteção. Nessa relação de idas e vindas, o educador também se descobre e ressignifica o sentido de sua existência. Ele não é um ser absoluto, detentor de uma verdade, mas alguém em busca, que deseja acertar e também comete equívocos. Buscamos compreender os fenômenos na ponta de uma síntese de múltiplas determinações, para evitar reducionismos, como, por exemplo, ver o educador como um ser deformado por uma perspectiva angelical. O educador social é um ser humano, com seus limites e sofrimentos, talvez os mesmos das crianças e suas famílias, ainda que deva permanecer como mediador de conflitos, emoções, sentimentos e expectativas. Isso se observa no depoimento de uma educadora social de um abrigo da Região Oeste da cidade de São Paulo:
“O educador social tem que ter um olhar amoroso, completado com as técnicas. É preciso estabelecer e, ao mesmo tempo, superar a tensão entre a técnica e o compromisso amoroso. A junção desses dois elementos desorganiza e reorganiza o cotidiano, permite aos envolvidos transformar o dia-a-dia de perdas, de tristezas, desânimos, desencantamentos e angústias em projetos que levem todos ao protagonismo. O educador que tem um olhar amoroso sente raiva também. Tem dia que não suporto olhar nem para as crianças e nem para suas famílias, e nem para ninguém. Tem dia que acordo com vontade de brigar com todos os dirigentes e com todo o mundo. É duro perceber que, às vezes, ninguém compreende o que você está fazendo. Às vezes, nem as crianças e nem os adolescentes. Mas depois recorro a minha memória e vejo ou me lembro das experiências descritas e narradas por pessoas como Paulo Freire, Makarenko e outros. Aí olho para as histórias e o sofrimento das crianças e adolescentes do abrigo e é como se eu encontrasse o sentido de viver. É como se seu encontrasse uma força para realizar os meus projetos. A esperança brota do meu cotidiano. Os textos que estudei na faculdade ganham uma outra compreensão. Hoje tenho dificuldade de responder como se dá a formação do educador social. Só posso afirmar uma coisa. Ela acontece no dia-a-dia da vida. As teorias
ISSN 1981-2566
ganham sentido na vida.” (Dep. de Rosa, educadora do abrigo “Rosa dos Ventos”; nomes fictícios.)
Uma relação entre o depoimento de Rosa e o cotidiano dos abrigos permite inferir que o projeto pedagógico deve sempre emergir da situação da existência humana. As relações, quando dinâmicas, levam em conta as emoções, a realidade social e o cotidiano, e permitem superar processos de coisificação. A práxis do educador social ajuda no redescobrimento do sentido criador do sujeito. A miséria da pedagogia consiste em transformar o sujeito em uma coisa ou em objeto de terceiros. Na história, essa pedagogia sustentou o confinamento de milhares de pessoas, com o objetivo de defender o modelo econômico e social vigente. Uma pedagogia emancipadora se preocupa com a formação do educador social um pouco pela perspectiva de Rosa. Na vida, “os textos que estudei na faculdade ganham uma outra compreensão”. Não existe uma educação no vazio. Todo ato educacional ocorre na relação. Por essa razão, a educação “[...] é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa” (Freire, 1981:96).
Nesta discussão, pergunta-se se a educação contribui para transformar o indivíduo e a sociedade, em direção à humanização? A dinâmica do processo de educação está em influenciar e deixar-se influenciar. O educador social tem que ter a consciência de que para educar é necessário influenciar o educando e desenvolver nele a capacidade de resistir a certas influências. Já no pensamento grego, percebemos a idéia de que é possível ao sujeito, em determinadas situações, intervir na realidade, mesmo sujeito a circunstâncias externas, dentro da idéia marxista de que o ser humano faz a história e esta o faz. Concebemos politicidade como uma habilidade humana de saber pensar, agir e intervir na busca constante de espaços de autonomia individual e coletiva.
O ato de educar coloca o educador sempre no centro dos conflitos. Cada conflito superado é uma conquista que, porém, abre espaço para outros conflitos. O educador que tem consciência de sua politicidade sabe planejar e fazer de cada acontecimento uma oportunidade. A politicidade do sujeito consiste em desenvolver as habilidades do conhecimento e da aprendizagem. É neste sentido que podemos utilizar a noção do
ISSN 1981-2566
transfazer do sujeito. O educador que não consegue ressignificar sua história e ajudar os alunos a fazê-lo tem tudo para fracassar na missão de educador social. A construção do conhecimento requer a interação entre sujeito, objeto, realidade e compromisso ético, seja consigo, seja com o outro e com o Planeta. A ciência sem consciência é cega. E assim também a consciência sem ciência. Esse pressuposto podemos ver no depoimento de Marta.
“Tenho a paixão em construir um mundo melhor, no qual os homens possam encontrar a felicidade e a alegria de ser. Acredito que a ação que desenvolvo no abrigo, como educadora social, me permite realizar esse sonho de um mundo melhor. Durante a vida, descobri que não melhoro apenas a vida do outro, mas, nessa relação, altero a minha vida. Acredito que hoje tenho uma vida mais humanizada. Eu comecei trabalhando no abrigo, com o objetivo de educar as crianças e adolescentes. Hoje eu sei que foram eles que me humanizaram. A formação ocorre na prática, na ação. O que estudei na faculdade foi importante. Mas compreendi as teorias a partir do contato com a ação. Acredito que o educador social se descobre na interação de pessoas e do grupo. Na relação com o outro, descobri a novidade da vida. Portanto, educar no abrigo significa ser um gestor da relação entre o sofrimento das crianças e adolescentes e o próprio sofrimento. O educador não tem o papel de acabar com o sofrimento no abrigo, mas o de aprender e de ajudar todos a se apropriarem do sofrimento, não como um bloqueador das potencialidades e habilidades de cada um. O papel dele é desenvolver um processo humanizador. Não sou favorável ao sofrimento, mas, uma vez que se encontra em nosso cotidiano, devemos utilizá-lo como uma estratégia para o aprendizado. Esta forma de pensar não amortece os conflitos, mas coloca o educador no centro dos conflitos. A diferença do educador social é que ele tem mais condições de lidar com os conflitos do que as crianças e adolescentes. Às vezes, os abrigados nos ensinam melhor a lidar com os conflitos e sofrimentos do que nós mesmos.” (Dep. de Marta, educadora do abrigo “Rosa dos Ventos”; nomes fictícios.)
Na fala de Marta, há uma certa tendência a superar a dicotomia entre a técnica e a consciência. A ação sem consciência é cega, assim como o é a consciência sem ação. Na base da práxis estão os paradoxos, as contradições, conflitos, valores, sentidos, ideologias, escolhas, que dificultam a ação pedagógica. O educador social não se deve deixar direcionar somente pelas necessidades aparentes, mas sempre perguntar o que está por detrás de sua ação e ajudar os envolvidos a construírem um novo caminho. Neste sentido, é preciso dar ao processo o tempo necessário para apreender e problematizar
ISSN 1981-2566
“[...] a situação que lhe é proposta, em termos diferentes daqueles de uma organização funcional.... O interventor estará em boa posição se conceber a intervenção como um vasto campo transferencial, aquele em que podem deslocar-se os desejos e as angústias, em que se pode vir a sonhar [...]” (Michel, in Araújo: 2001, 184).
Portanto, o educador é uma espécie de interventor que atua no campo da realidade tanto quanto no campo da subjetividade. Ela é de difícil acesso, porque apenas apanhamos suas manifestações e representações. Daí, a necessidade de estudá-la e compreendê-la no contexto em que é produzida. Não há subjetividade estática,“Os sentidos subjetivos aparecem de forma gradual e diferente dentro do espaço de expressão do sujeito” (Rey, 2003:266).
Apanhá-la no fazer cotidiano do sujeito excluído, oprimido, é entender que este precisa receber, dar e produzir sentido para continuar vivendo, quer pelos impulsos da religião, quer da esperança ou do desejo de realizar um projeto. A arte de viver dos brasileiros empobrecidos se faz com pequenas esperanças e estratégias que encontram no cotidiano. Como a galinha que cisca e sempre encontra alguma coisa, um pequeno verme, um grão perdido, assim é o pobre no dia-a-dia. O sujeito em construção é crivado pelas questões sociais e, mais do que uma sistematização conceitual e teórica, é produto e produtor da sociedade. Podemos defini-lo como um conjunto de ações articuladas com o mundo, dotado de autonomia, apesar das condições externas, cujas atividades estão sempre voltadas para um objetivo. Sem essa perspectiva, ele nada é. O sujeito é“[...] totalmente penetrado pelo mundo e pelos outros.” (Castoriadis, 1986:128).
Neste sentido, o sujeito não é aquele que se produz a partir de uma criação voluntarista, livre de influências externas, ou que é comandado por um movimento externo, mas aquele que interage no cotidiano. A autonomia do sujeito e sua interdependência lhe permitem encontrar e traçar caminhos de emancipação. O que se defende é a existência de um espaço de manobra entre o mundo e o sujeito, no qual ele manifesta seus desejos, suas pulsões e faz previsões e escolhas racionais. As ações do sujeito são encaminhadas dentro desse movimento que joga o indivíduo para o encontro do outro e lhe propicia condições para a autodescoberta.
ISSN 1981-2566
. Podemos caracterizar a força destruidora presente nas relações humanas como a ausência de esperança produzida pelos tecnocratas das políticas sociais. Ao invés de alimentar os sonhos saudáveis, conseguem tirar o gosto pela vida e reduzir as relações humanas a procedimentos burocráticos, por meio de uma racionalidade instrumental. Acreditamos que o sujeito
“[...] não só espera, como também se conserva a si mesmo; isso quer dizer que ele reage à totalidade das partes do dado, seja por instinto, seja por invenção. .. A filosofia deve se constituir como teoria do que fazemos e não como a teoria do que é. O que fazemos tem seus princípios; e o ser só pode ser apreendido como objeto de uma relação sintética com os próprios princípios daquilo que fazemos” (Deleuze, 2001:151).
Bibliografia
ARAÚJO: 2001.
BENJAMIN
BOWLBY, 2002.
CASTORIADIS, 1986.
____. 1999.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano. Vol. 2. Petrópolis: Vozes, 1997.
____. 1996.
COUTINHO, 1999.
DELEUZE, 2001.
FREIRE, 1994.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FROMM,1971.
GIARD, 1996.
HELLER, 1989.
LMSJ. Relatório Anual. 1989.
LÉVY, 2001.
MARICONDI, 1997.
OUTEIRAL, 2001.
PATTO, 1991.
REY, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. Questão de método. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.
SILVA, Enid Rocha Andrade da (coord.). O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: Ipea/Conanda, 2004, p. 101.

Um comentário:

  1. falar mas da importancia de um educador; pois tem educador que ganh a salarario minimo,deveria dar mas importancia para esse caso.

    ResponderExcluir