quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Por: Assessoria de Comunicação
Noticia
A Prefeitura de Nilópolis através da Secretaria de Cultura vem desenvolvendo desde o ano passado, um plano de ação para resgatar o carnaval de rua e apoiar os blocos de embalo da cidade, trabalho este, desenvolvido através de reuniões sistemáticas com os presidentes dos 12 blocos espalhados pela cidade. "O trabalho já está dando bons frutos. Conseguimos regulamentar e legalizar os blocos através da criação da Liga Independente de Blocos de Carnaval de Nilópolis (LIBCAN) e retomamos a tradicional eleição da corte momesca que não ocorria desde 1930", explicou o secretário de Cultura Augusto Vargas.

Ainda de acordo com o secretário, os blocos indicaram suas candidatas, que foram avaliadas por um corpo de jurados, vencendo como Rei Momo, Henrique, como Rainha, Suellem, como Princesa, Renata, provando que as gordinhas possuem sensualidade e samba no pé, e como Princesa Transexual, Shaquira, demonstrando que em Nilópolis existe a preocupação em acolher todos os gêneros, sem nenhum tipo de preconceito.

Todo este trabalho foi coroado com o resultado nas ruas da cidade, onde blocos foram aplaudidos pelos foliões e em uma apuração informal, receberam nota 10 nos quesitos criatividade, empolgação, originalidade e emoção.

Desde o primeiro dia, na sexta feira, 17, os blocos se preparavam em suas comunidades para arrastarem multidões de foliões, todos vestidos nas cores de suas agremiações. A prefeitura disponibilizou ônibus para o translado dos integrantes, de seus bairros de origens até a Av. Mirandela, palco dos desfiles. Neste dia, o Prefeito Sergio Sessim fez a abertura oficial do carnaval, entregando simbolicamente a chave da cidade para o rei Momo que prometeu, que se dependesse da corte, seriam cinco dias de muita folia e alegria.

Abrindo o primeiro dia de desfiles, o Bloco Unidos do Ponto, deu a partida e em seguida vieram Cabeludos de Olinda, Bloco do Cem, Bloco do Minhoca e finalizando, o Bloco do Botão do Zé. Infelizmente, Em função de um acidente sem vitimas, com o ônibus que iria transportar o Bloco do Bizorro, a comunidade do Paiol não se apresentou na Av. Mirandela.

No segundo dia, quem abriu os desfiles na Mirandela foi o Grupo Explosão Samba Show, e na sequencia passaram o Bloco Caga Cebo, o Bloco do Borracha, o Bloco Barrigoleta e encerrando os desfiles o Perna de Pau.

No terceiro dia de carnaval foi a vez do Bloco do Beleza empolgar com seu desfile a Av. Mirandela, tendo à frente de sua bateria o vencedor de vários Estandartes de Ouro, o Mestre Pelé. Vale ressaltar, a preocupação dos blocos em passar informação através de seus enredos e composição de seus sambas, que falavam sobre educação no trânsito, prevenção de DST, combate a dengue e paz e união apresentado pelo Grupo da Terceira Idade, entre outros, fazendo um importante trabalho de conscientização da população, chamando a atenção para tais temas.

Bailes nos bairros ficaram lotados

A prefeitura de Nilópolis também não esqueceu os bairros e instalou 14 pontos de bailes nos bairros Cabral, Olinda, Nossa Senhora de Fátima, Santos Dumont, Nova Cidade, Cabuis e Centro, que garantiram a folia para quem preferiu se divertir perto de suas casas. Outra novidade que rendeu elogios por parte da população, foi a Matinê montada na Praça Prefeito Miguel Abrão, no Centro, onde, através de parceria com a Rede Globo, no projeto João Sorrisão, foram distribuidos brindes para os foliões mirins, que se divertiram com a animadora cultural Giza.

Também não foram esquecidos aqueles que nos dias de folia preferem se manter longe dos bailes. Na Praça da Biblia, também no Centro, foi realizado, durante todo o carnaval, um belíssimo retiro espiritual, provando que é possível se conviver de forma pacífica e ordeira, mesmo com convicções e credos diversificados.

No principal ponto de baile, na Praça Vereador Orlando Hungria, já tradicional, os foliões de Nilópolis e também de municípios vizinhos, contaram com shows da Banda Vetrix, que tocaram sucessos carnavalescos da MPB. Graças a participação de todas as esferas da segurança pública, o Carnaval de Nilópolis transcorreu sem problemas e nenhuma ocorrência grave registrada. Os excessos foram rapidamente controlados, graças a atuação da Guarda Municipal, juntamente com policiais do 20º BPM (Mesquita), que percorreram os bailes e garantiram a paz nos dias de folia.

Outras Noticias

[23/02/2012] Secretaria de Meio Ambiente promove mais uma etapa do reflorestamento do Gericinó
[23/02/2012] "Bloco da Limpeza" também fez bonito no Carnaval de Nilópolis
[23/02/2012] O Carnaval de Rua de Nilópolis foi nota 10
[13/02/2012] NOTA SOBRE O PROCESSO SIMPLIFICADO DA SECRETARIA DE SAÚDE
[11/02/2012] Carnaval 2012: Nilópolis terá desfiles de blocos e 14 pontos de bailes
[11/02/2012] Novo Viaduto será inaugurado nesta quarta
[10/02/2012] Dicas para lidar com o entulho e não sujar as ruas
[09/02/2012] Projeto "Nilópolis Sem Dengue" estará em dois pontos neste sábado
[08/02/2012] Prefeitura de Nilópolis dá a largada para o Carnaval 2012
[08/02/2012] Nilopolitanos podem acessar informações atualizadas da UPA 24h do Cabuis
[08/02/2012] Prefeitura realizou ações contra a Dengue no bairro Manoel Reis
[04/02/2012] Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU em cota única
[03/02/2012] Mercado Popular se firma como point do comércio nilopolitano
[02/02/2012] Manoel Reis recebe "Nilópolis Sem Dengue" neste sábado
[01/02/2012] Prefeitura promove alterações no trânsito do bairro Manoel Reis
[26/01/2012] Cabuis recebe "Nilópolis Sem Dengue" neste sábado
[25/01/2012] Prefeitura realizou eleição da Corte Momesca Nilopolitana para o carnaval de 2012
[24/01/2012] Secretaria de Educação irá participar de atividades contra a Dengue
[24/01/2012] Prefeitura promove o I Festival de Verão de Nilópolis
[20/01/2012] Governador Sergio Cabral lançou em Nilópolis o Programa Rio Sem Miséria
http://www.nilopolis.rj.gov.br/site/noticias/exibindonoticia/532/

Nenhum comentário:

Postar um comentário