quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dirigentes da UFF visitam unidade em Oriximiná, no Pará, e reitor participa do 1º Seminário 'Amazônia na Rio + 20'

Reitor com enfermeiras no Hospital e Maternidade São Domingos Sávio

 
Reunião do Seminário "Amazônia na Rio + 20", em Santarém

 
Estudantes de Medicina e Enfermagem em estágio em Oriximiná

 
Atendimento de paciente: coleta de material para pesquisa DST

 
Reunião no Polo de Educação a Distância de Oriximiná

 
Dirigentes da UFF em reunião com funcionários

 
Funcionários participantes da reunião

 
Equipe na frente do alojamento


Frente do hospital

 
Estudantes de medicina e enfermagem em estágio em Oriximiná

 
Vista aérea de Oriximiná

Em continuidade ao programa de visitação às unidades fora de Niterói, chamado "Reitoria Itinerante", o reitor Roberto Salles e dirigentes da UFF visitam desde o dia 18 de janeiro a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV), em Oriximiná, no Pará, que atende ao Hospital e Maternidade São Domingos Sávio. O projeto tem o objetivo de permitir à administração central da universidade ouvir os problemas daquela unidade na região amazônica.

Uma série de ações pautou os trabalhos da reitoria na região. Em visita ao hospital, o reitor e dirigentes conversaram com a equipe de enfermagem e com estudantes de Medicina e de Enfermagem que fazem estágio em Oriximiná. Acompanharam atendimento a pacientes e presenciaram a coleta de material para pesquisa de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O reitor visitou o Polo de Educação à Distância da UAJV e reuniu-se com o coordenador da Universidade Aberta do Brasil, o professor da UFF Celso Costa, e com o diretor administrativo daquela unidade, Carlos Bêta. Além desse encontro, os dirigentes também reuniram-se com os funcionários lotados na Unidade José Veríssimo, em Oriximiná.

Reitor participa do 1º Seminário "Amazônia na Rio + 20"

Ainda na região amazônica, mas agora em Santarém, o reitor Roberto Salles foi convidado a falar na abertura no 1º Seminário "Amazônia na Rio +20", realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O encontro, presidido pelo reitor da Ufopa, Seixas Lourenço, contou com a presença dos reitores da UFPA, Uepa, UFRR, UFRPA, além de dirigentes do Butantã-SP, Inpa, Embrapa, SECT-PA e Secretária Especial do Pará. Esse encontro visa a elaborar uma proposta das universidades e instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio + 20), tomando como ponto de partida o diálogo universitário da Amazônia brasileira.

A UFF foi convidada a participar por possuir uma unidade avançada em Oriximiná há 45 anos, inserindo-se assim dentre as universidades da região amazônica. O evento, com duração de dois dias, teve em seu encerramento a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Capes, Jorge Guimarães.

Salles destaca em sua fala que "nenhum projeto para a região amazônica pode deixar de incluir políticas efetivas voltadas para essas comunidades que ainda sofrem com as doenças tropicais, como a malária, a febre amarela, entre outras. Os grandes projetos como o combate à biopirataria, a produção de fitoterápicos, por exemplo, não podem desconsiderar a necessidade urgente de melhoria das condições de vida e de saúde das populações da região amazônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário