Convênio assinado nesta terça entre representantes de 48  universidades de Brasil, Espanha e Portugal que fazem parte do Grupo de  Tordesilhas espera garantir a fomentação de projetos de colaboração  comuns e estáveis em matéria docente, investigadora e de desenvolvimento  social.
O reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández, e o da  Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, presidente e  vice-presidente da entidade, participaram da assinatura do acordo de  colaboração, que tem por meta desenvolver novas ideias relacionadas à  docência, à pesquisa e ao desenvolvimento social entre as instituições  de educação superior.
O Grupo Tordesilhas foi criado em 2000 durante o primeiro Encontro de  Reitores de Instituições Acadêmicas de Espanha, Brasil e Portugal, que  foi realizado no mesmo local em que foi assinado o histórico Tratado de  Tordesilhas, em 1494.
Com o convênio assinado, o Banco Santander põe à disposição das  universidades verbas para a realização de diversos projetos e,  principalmente, para o desenvolvimento do 13º Encontro de Reitores - o  último encontro ocorreu no mês de novembro, em Portugal.
A Universidade de Valladolid, como organizadora do primeiro encontro,  foi escolhida por unanimidade como sede permanente do grupo. Além dela,  existem outras duas sedes: a do Brasil, na Universidade Federal do  Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e a de Portugal, na Universidade de  Coimbra (UC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário