Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Educação
Disciplina: Aprendizagem
Professor: Pedro Humberto
Aluna: Anisia Sampaio Nascimento
Fichamento da Introdução do capítulo VII - Três Teorias Gognitivas - Bruner, Piaget e Vygotsky
In:
Teorias da
Aprendizagem - LEFRANÇOIS, Guy R., Cengage Learning, São Paulo-SP
Resumo das idéias de Bruner, Piaget e Vygotsky
Por:
Anisia Sampaio
Nascimento
Universidade do Estado
do Rio de Janeiro
2012/01
Introdução
"A Velha Senhora parecia
dormir, enrolada como um cachorro, na grama ao pé de uma fambroesa silvestre."
... (p 220)
"De repente um pássaro
despencou do céu com um barulho de asas batendo, penas voaram; ele enroscou as
garras delicadamente em torno do punho da Velha Senhora, que logo acordou. Sentou-se
como se nunca se nunca tivesse dormido, sorriu para o falcão peregrino... . E
então pôs o pássaro para voar com um grito agudo. 'Vá caçar'!... . Eu não sabia
que a Velha Senhor treinava um falcão peregrino para caçar". (p 220)
Este capítulo
"'O que é um falcão para um
pombo?' murmurou a Velha Senhora, pensativa. 'E o que é uma pessoa para um
pombo?', prosseguiu. '...'. Terá o pombo um conceito de 'pessoas'? Será que
consegue pensar coisas assim?". (p 220)
Objetivos
"'Diga aos seus leitores', recomendou a Velha Senhora,
'que essa é uma das questões que este capítulo responde ao focar tópicos da
psicologia cognitiva,..."(p 221)
Psicologia Cognitiva
"Não é tarefa fácil para as
pessoas perguntar aos pombos o que eles sabem e pensam. Contudo, Hernstein, Loveland e Cable (1976)
juntaram alguns desses pássaros pra tentar descobrir o que eles pensam das
pessoas. ...". (p 221)
"Estudos como esses,
destacam Medin e Ross (1992), apresentam desafios muito sérios às explicações às
explicações behavioristas. Se os comportamentos mais simples dos animais não
podem ser adequadamente explicados pelas noções behavioristas, presumivelmente,
os comportamentos humanos mais complexos não o serão. Se até os animais
desenvolvem conceitos e processos aparentes de pensamento, a psicologia devia
se preocupar com esse aspecto da mesma forma que o faz em relação a comportamentos mais facilmente observados e descritos.
É aí que entra o cognitivismo, uma
abordagem teórica da aprendizagem, envolvida primariamente com eventos intelectuais
com,o solução de problemas, processamento da informação, pensamento e imaginação".
(p 222 - 2º parágrafo)
Uma Comparação entre Cognitivismo e Behaviorismo
As Principais Diferenças entre Behaviorismo e Cognitivismo (p 223)
Behaviorismo
|
Cognitivismo
|
|
Conceitos
Principais
|
Estímulos, respostas, reforçamento
|
Processos mentais superiores
(pensamento, imaginação e solução de problemas)
|
Metáforas
Principais
|
Qualidades mecânicas do funcionamento
humano
|
Metáforas de processamento da informação
e as baseadas em computador
|
Sujeito
de Pesquisas Mais Comuns
|
Animais; algumas pesquisas com sujeitos
humanos
|
Humanos; pesquisas com alguns animais não
humanos
|
Objetivos
Principais
|
Descobrir relações previsíveis entre
estímulos, respostas e consequências das respostas
|
Fazer inferências úteis sobre os processos
mentais que influenciam e determinam o comportamento
|
Amplitude
das Teorias
|
Geralmente pretendem explicar todos os
aspectos significativos do comportamento
|
Geralmente mais limitadas em amplitude;
buscam explicar processos e comportamentos mais específicos
|
Teóricos
Representativos
|
Watson, Pavlov, Guthrie, Skinner, Hull
|
Psicólogos da Gestalt, Bruner, Piaget,
Vygotsky, teóricos conexionistas ...
|
A Metáfora Principal da Psicologia Cognitiva
"A metáfora dominante na
psicologia cognitiva, ressaltam Massaro e Cowan (1993), é a do processamento
da informação (PI) - que é, basicamente, uma metáfora baseada na
linguagem do computador. Processamento da informação refere-se ao modo como a
informação (input) é modificada ou
alterada. A ênfase recai sobre processos perceptuais e conceituais que permitem
ao percebedor perceber; determinam como o ator atua; e fundamentam pensamento,
memorização, resolução de problemas etc.". (p 223)
Bruner, Piaget e Vygotsky
Bruner
- Para Bruner o aprendiz é o principal participante do processo de
aquisação do conhecimento. A instrução do aluno deve está relacionada a
contextos e experiências pessoais.
Piaget
- Para Piaget a estrutura cognitiva do sujeito é
o ponto central dos diferentes níveis de desenvolvimento proporcionado pelas diversas
atividade e situações desafiantes. Para ele é a cognição que diferencia o homem
dos demais seres viventes.
Vygotsky
- Para Vygotsky a interação social
é essencial para que haja um desenvolvimento cognitivo completo. Segundo
ele, também, há uma limitação a um certo potencial que varia de acordo com o
intervalo de idade do sujeito e, a isto, Vygotsky chama de Zona de Desenvolvimento
proximal .
Anisia Sampaio do Nascimento
UERJ/2012/01
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir