quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIA 05 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE




O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento anual que tem como objetivo ser o maior e mais comemorado dia de ações positivas pelo meio ambiente. As atividades acontecem durante todo o ano, mas o evento principal é no dia 5 de junho e envolve o mundo todo. 
A comemoração começou em 1972 e cresceu com o passar dos anos, a ponto de se tornar o principal evento em que a ONU estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva atenção e ações políticas. 
é também um dia em que as pessoas de todos os cantos do mundo se unem para garantir um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras. 
A sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012 será no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O País também foi sede das cerimônias do Dia Mundial do Meio Ambiente em 1992, na época da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro. Naquele momento, a cúpula reuniu o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento. 
Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é a quinta nação mais populosa do mundo depois da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, nessa ordem decrescente. TÊM a quinta maior massa terrestre do planeta, 8,5 milhões de quilômetros quadrados. 
Alguns dos temas ambientais atuais enfrentados pelo País são: o desmatamento ilegal na Bacia Amazônica, que está destruindo não só o habitat, mas também espécies de flora e fauna; o comércio ilegal de vida silvestre; a poluição atmosférica e hídrica no Rio de Janeiro e em São Paulo; e a degradação das áreas úmidas. Outra questão de interesse para o País é a crescente insegurança alimentar. 
O Dia Mundial do Meio Ambiente este ano promoverá a conscientização a respeito das sérias consequências de se manterem as tendências atuais. Por meio do engajamento dos governos em ações e da divulgação da importância de uma Economia Verde, esse esforço coletivo preservará a natureza, alcançando o crescimento e estimulando o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário