sexta-feira, 6 de abril de 2012

Educação no Brasil

 

O programa Brasilianas.org discute a Educação no Brasil. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, participaram das provas mais de 3,2 milhões de estudantes, dos quais 1 milhão de concluintes do ensino médio -- número superior ao de 2009, cerca de 824 mil estudantes. Segundo o Ministério da Educação, a média nacional dos participantes subiu 1,91% nas provas objetivas, em comparação a 2009. Ao contrário do que foi divulgado pela imprensa, os resultados foram dentro do esperado. Houve melhoria de 10 pontos na média geral.

Em 2009, a pontuação estava em 500 pontos, sendo que a meta era chegar, ao longo da década, em 600 pontos -- com a melhora anual de 10 pontos. A despeito do aumento do número de inscritos, chegou-se aos 10 pontos.

Com base nos resultados do Enem, do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e de outros indicadores de qualidade do Ensino Básico -- que compreende o Ensino Fundamental e o Médio -, como a Prova Brasil, os gestores, professores e demais profissionais da Educação podem desenvolver e aprimorar políticas públicas voltadas para a área. Regiões que apresentam os piores índices tornam-se prioridade, tanto para o repasse de recursos, quanto para o direcionamento de programas de alfabetização.

O Brasilianas.org irá dicutir como esses indicadores podem ajudar na elaboração e no desenvolvimento dos métodos de alfabetização; quais as propostas para o novo Plano Nacional de Educação e as principais estratégias de ensino da rede pública
tvbrasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário