quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial


Por: Superintêndencia de Propaganda e Marketing
Noticia
Tendo plena consciência dos novos rumos que a sociedade mundial vem tomando em relação ao futuro das tecnologias da informação e da comunicação e exercendo seu papel fundamental e com o objetivo principal de criar uma política de melhor qualidade de vida ao cidadão nilopolitano, a Prefeitura Municipal de Nilópolis inicia neste sábado a sua proposta para transformar Nilópolis em uma cidade digital. Com esta visão e através da parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Caixa Econômica Federal, a Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Informática de Nilópolis.

O Centro Municipal de Informática tem como objetivo principal a inclusão digital, que é o processo de democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. De acordo com o superintendente de Propaganda e Marketing Rosinaldo Mesquita, com o processo de inclusão digital, o objetivo também é simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas. Não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Todos sabemos que muitas pessoas têm algum contato com a tecnologia desde cedo, mas a realidade da nossa comunidade escolar e nossos moradores é bem diferente, muitos ainda apresentam uma relação distante com esses recursos, seja por medo ou por falta de oportunidade, o que gera desconforto quando se deparam com situações em que é necessário a utilização das tecnologias (bancos, supermercados, vagas para emprego, trabalhos escolares, etc.).

Por conta disso, a inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas e agora compartilhado definitivamente com Prefeitura de Nilópolis através da criação do Centro de Informática onde tanto as famílias em vulnerabilidade social quanto os alunos das escolas públicas terão cursos básicos de informática, que os ajudarão nas tarefas diárias, no trabalho, em casa, na escola , no auxílio aos filhos, ou simplesmente para que sejam melhor inseridos na sociedade.

Em uma primeira etapa na implantação do Centro Municipal de informática, serão ministrados cursos básicos, utilizando a plataforma Linux:

Módulo I – Informática Básica (16 horas)

GNU Linux – Objetivo – Fornecer ensinamentos sobre a utilização básica de informática, suficientes para atender aos usuários em suas principais necessidades. No curso são tratados, através de exercícios práticos, temas como: o computador e suas partes, como escrever textos/ currículos, o uso da Internet, como criar e-mail, planilhas eletrônicas, entre outros.

Digitação – Objetivo – Orientar o usuário sobre o manuseio do teclado, postura adequada na utilização do computador, agilidade na digitação para a elaboração de textos, currículos e relatórios, possibilitando a ampliação de suas habilidades para o mercado de trabalho.

Editor de Textos – Writer – Objetivo – Aprofundar o conhecimento em editor de texto, explorando os recursos da ferramenta Writer, que possibilita, além da criação de textos: mala direta, inserção de gráficos, entre outros.

Editor de Planilhas – Calc – Objetivo – Aprimorar o conhecimento em planilhas eletrônicas, utilizando ferramentas que facilitem a organização de pequenos bancos de dados. O curso tem como estrutura a aplicação de funções de banco de dados, a criação de gráficos, filtros, funções financeiras, entre outros.

Impress – Apresentação e Marketing Pessoal – Objetivo – Estimular a organização de pensamentos e atitudes, apresentação e comunicação a favor do ambiente profissional e pessoal. É utilizada a ferramenta “IMPRESS” que mostra como configurar as fotografias, adicionar efeitos, textos, e como executá-los em apresentação de slides.

Módulo II – Internet Básica – (8 Horas)

Acesso à internet, Pesquisa na Rede e E-mail eletrônico – Objetivo – Incentivar o bom uso da Internet, como ferramenta de busca por informações, fornecendo aos participantes um maior conhecimento das prestações de serviços disponibilizadas em rede (Boletim de Ocorrência, Consulta ao CPF e 2ª Via de Documentos, etc…). Capacitar e orientar pessoas na utilização do E-mail – Correio Eletrônico, fornecendo conhecimentos referentes à história do e-mail e seus conceitos, tais como, acessar, criar e enviar um e-mail e, por fim, informar sobre as principais funções e ferramentas comuns, disponibilizadas por provedores gratuitos

Módulo III – Design Gráfico Básico – (16 Horas)

GIMP – Objetivo – O GIMP é um programa para criação e edição de imagens e utilizado na criação de banners, folders, sites de Internet, assim como diversos outros meios. Manipulação de camadas, utilização de filtros, entre outras ferramentas são abordadas no curso.

Estima-se a formação de 16 (dezesseis) turmas a cada 2 meses, o que resultará na formação de 1.728 cidadãos capacitados ao longo de 1 (um) ano.
Internet gratuita já é oferecida no Centro de Nilópolis

Além dos cursos, o Centro Municipal de Informática oferece ainda uma Biblioteca Virtual, serviço de Lan House Gratuita, onde cada usuário terá 1h de acesso liberado e Internet sem fio (Wireless) que abrange a Praça Prefeito Miguel Abrão, partes das ruas Mena Barreto, Nicolau Cobelas, Carmela Dutra, Getúlio de Moura e todo o Calçadão da Avenida Mirandela. "Inicialmente iremos abrir o sinal para estes pontos e aos poucos vamos executando melhorias e faremos estudos para podermos alcançar outros locais", concluiu Rosinaldo.

O Centro Municipal de Informática fica na Praça Prefeito Miguel Abrão, 43, Centro. Para maiores informações sobre o projeto e para conhecer o mapa da área de cobertura, basta acessar www.nilopolisdigital.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário