quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO

POR:

TRABALHO APRESENTADO À UNIVERSIDADE DE FRANCA – UNIFRAN COMO REQUISITO À OBTENÇAO DO TITULO DE PÓS – GRADUAÇAO EM JOGOS, ESTRATÉGIAS E INTERAÇÃO DE NOVAS MODALIDADES EDUCACIONAIS 
OUTUBRO de 2008 



O JOGO DE DAMAS PARA A EDUCAÇÃO 
THE CHECKERS FOR THE EDUCATION 
                             
Marcos Roberto Soares Silva 1

RESUMO 

 Raciocínio, concentração, faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões, criação artística, controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos, a prática desportiva saudável, são qualidades que o Jogo de Damas pode desenvolver.
 Este  trabalho tem por objetivo geral mostrar a importância do Jogo de Damas nas escolas, seja em qualquer tipo de disciplina, porque desenvolve inúmeras habilidades para a prática escolar.
 O Jogo de Damas não é apenas uma distração. É, alem disso, um importante exercício intelectual com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável.
 Ele constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória, à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos, é uma prática que prende a atenção, obriga a concentrar-se a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio. Muitos alunos encontram neste jogo um meio de desenvolver seu potencial intelectual, que às vezes, demoraria muito para se desenvolver pela falta de estímulos adequados.

Palavra chave: Jogo de Damas e a Escola

1- Pós-graduando do Curso de Jogos, Estratégias e Interação de Novas Modalidades Educacionais


SUMMARY 

 Reasoning, concentration, university of analyzing  accurately before making decisions, artistic creation, control nervous, the systematized study, the taste for the studies, the healthy sport practice, they are qualities that the Checkers can develop.
 This work has for general objective to show the importance of the Checkers in the schools, be in any discipline type, because it  develops countless abilities for the school practice.
 The Checkers is not just an amusement. It is, haul of that, an important intellectual exercise with all of the types of combinations of a complexity incomparable.
 He constitutes a healthy amusement, that it takes the child to the training of the memory, to the reflection, improving the application in the studies, è a practice that arrests the attention, forces to concentrate to contemplate a lot and to have more reasoning speed. Many students find in this game a  middle of developing his/her intellectual potential, that sometimes, it would be long a lot to develop for the lack of appropriate incentives.

Key word: Checkers and the School

1 - Postgraduate of the Course of Games, Strategies and Interaction of New Education Modalities



INTRODUÇÃO 

 A história do Jogo de Damas envolve 40 séculos de evolução, sofreu inúmeras mudanças em seu formato, suas regras foram se adaptando a novas culturas até chegar ao formato atual, ganhando adeptos no mundo todo.
 A importância da aprendizagem e da prática deste jogo na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo.  Esta atividade favorece o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo,  raciocínio,  também de concentração. Além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia o desenvolvimento no sentido da auto confiança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm a oportunidade de descobrir uma atividade onde podem se destacar e, paralelamente,  progredir em outras disciplinas acadêmicas.
 O imenso mérito deste jogo é que ele responde a uma das preocupações fundamentais do ensino moderno, ou seja, o de propiciar a possibilidade a cada aluno de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim, a motivação pessoal.


OBJETIVO 

 O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de se ensinar Jogos de Damas nas escolas e também mostrar para os alunos a forma correta de se Jogar Damas.
  Desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio com cálculos dos deslocamentos, antecipação de manobras, tomada de decisões, alem da criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação.
 Proporcionar aos alunos o direito ao aperfeiçoamento da pratica do Jogo de Damas, dando condições aos mesmos de participarem de eventos esportivos.

Promover através da pratica desportiva a interação e o intercâmbio dos participantes, ampliando-lhes a oportunidade de socialização e aquisição de hábitos saudáveis.
 Promover o crescimento do esporte com o surgimento de novos talentos.
Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo;
1. raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo:
2. organizar uma variedade de elementos para uma finalidade:
3. imaginar concretamente situações futuras próximas:
4. prever as prováveis conseqüências de atos próximos e alheios e
5. tomar decisões vinculadas a resolução de problemas.



METODOLOGIA 

 O ensino deve estruturar-se em experiências significativas que envolvam a forma integrada do pensar.
 O processo de ensino aprendizagem será desenvolvido a partir de experiências e do conhecimento prévio do aluno para chegar à sistematização do conhecimento. O trabalho privilegiará a prática dialógica onde o mediador destes conhecimentos será o professor, buscando sempre alcançar os objetivos estabelecidos.

1. ATIVIDADES

História do Jogo de Damas, primeiros passos para iniciantes, conhecendo o tabuleiro, fundamentos da combinação, as principais regras, a notação, a combinação, o valor do centro, a oposição, a força da dama, o bloqueio da dama, a prisão da dama, a forçada ou pé de galinha.

2. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento destas atividades foram realizadas durante as aulas de A.C.D. ( atividades curriculares desportivas ) da E.E. Agnes Liedtke  e também do Programa Conexão Esporte.


3. PROGRAMA CONEXÃO ESPORTE

O programa capacitou professores das disciplinas de Matemática e Educação Física, estes professores foram orientados através  do Ensino a Distância nas disciplinas de Jogos de Damas e Xadrez, depois tiveram de capacitar alunos para fazer o curso, um total de 120 alunos.

     3.1 - Principais desafios com a Educação a Distância:
             Foi o manuseio da tecnologia, não tinha pratica com computador e foi muito difícil no inicio.

     3.2 - Desafios com os conteúdos:
            Os conteúdos foram ótimos.

     3.3 - Desafios com a tutoria:
             Na tutoria a maior dificuldade foi na captação dos alunos, não consegui o número desejado de 120, achei que seria fácil, mas  na hora da captação percebi que seria muito difícil, 70% dos alunos da escola não possuem computadores, 10% possuem mas não tem acesso a internet, dos computadores da  escola temos dez dos quais seis estavam quebrados. Consegui 45 alunos dos quais coloquei nos dois cursos,conseguindo um total de 90 alunos.
            Quando iniciamos os cursos tivemos problemas com a conexão de internet local,é uma conexão via rádio cedida gratuitamente pela Prefeitura Municipal para toda a cidade. Não era possível ouvir as explicações dos tutores e demorava muito carregar as aulas. Os alunos foram se desmotivando e o professor também. Este foi o principal problema encontrado nesta tutoria.

      3.4-  Pontos fortes na tutoria:
              Muitos dos meus alunos já conheciam as aulas do Curso de Jogos de Damas, pois temos em nossa escola três aulas por semana de Jogos de Damas  ( A.C.D. ), a escola é  Tri-Campeã Estadual de Jogos de Damas, e o ponto forte desta tutoria foi o dia a dia, pois são meus alunos e todos os dias estamos juntos.

      3.5-  Pontos fracos da tutoria:
               Foi não conseguir o numero desejado de alunos e também não conseguir que todos os alunos concluíssem o curso.

      3.6- Desenvolvimento pessoal:
           

              Meu desenvolvimento pessoal foi bom, consegui concluir os cursos, mas fui  “derrubado” pela internet gratuita. 

      3.7-  O relatório de desenvolvimento dos alunos será anexado ao final.




CONCLUSÃO 

 Implantar o Jogo de Damas nas escolas não é tarefa fácil, pois vai esbarrar em diretores e professores que pensam que o professor esta enrolando, está brincando com os alunos. É tarefa de todos nós profissionais envolvidos com os Jogos de Damas e também o Xadrez, mudar esta visão e vencer as resistências. A iniciativa destes cursos é um ótimo caminho para a mudança. Os conteúdos dos cursos foram ótimos. 
 A escola é o caminho para este curso sim, foi aprovado deve continuar com novos professores, mas as escolas devem ser estruturadas. Há muita propaganda dizendo que as escolas estão informatizadas com laboratórios de informática, mas a realidade é outra. O meu maior problema durante a tutoria foi este, a falta de estrutura em minha escola. 
 Uma idéia ou sugestão para o próximo curso, que ele tenha mais aulas práticas, jogos um contra o outro para testarem o conhecimento e também fazer amigos. 
 O caminho é este na escola porque a criança gosta de jogar, isto é evidente, mas jogar na escola é muito melhor e possibilita o envolvimento de um maior número de crianças, pois dá oportunidade a todos. 

REFERÊNCIAS 


ABC do Jogo de Damas ....C.A. Ferrinho 1996

A historia do Jogo de Damas 


Confederação Brasileira de Jogos de Damas

Plano Anual de Ensino Educação Física 2008

Plano Anual Turmas de A.C.D. Jogos de Damas 2008


http://www.institutoox.com.br/ibtf/conexao/artigos/marcos_roberto.pdf





Um comentário:

  1. “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar, só assim é possível mudar a realidade.” Nise da Silveira

    “Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão.” - Nise da Silveira

    A esperança é arma que nos move para continuarmos lutando.
    Anisa Nascimento
    “Escolhe teu diálogo e tua melhor palavra ou teu melhor silêncio.
    Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos”. Carlos Drumond de Andrade
    “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Paulo Freire

    Curta estas páginas

    http://www.facebook.com/pages/De-Quase-tudo-Um-Pouco/384966318238456

    http://www.facebook.com/pages/Concurso-P%C3%BAblico-para-Professor-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil/354191394665740?ref=hl

    http://www.facebook.com/pages/O-Pr%C3%ADncipe-Maquiavel/123182611101188?ref=tn_tnmn

    http://www.facebook.com/pages/Centro-POP-DIA/185575451576482?ref=hl

    http://www.facebook.com/GiuseppePeruchi


    Inscreva-se nos meus canais no youtube

    http://www.youtube.com/user/Anisiasn/feed,

    http://www.youtube.com/user/Belissima2011belle/feed

    Siga-me no twitter: https://twitter.com/#!/anisiasn

    Visite os blogs e sinta-se a vontade para seguí-los

    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

    http://xadrezparatodosetodas.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/

    http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://centropopdia.blogspot.com.br/

    http://quantascoisas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimento-educacao.blogspot.com/

    http://anisia-nascimento.blogspot.com/

    http://anisia-novo-degase.blogspot.com/

    http://anisianascimento-libras.blogspot.com/

    http://nascimentosampaio.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://nascimentoconcurso-publico.blogspot.com/

    http://anisianascimento-gospel.blogspot.com/

    http://nascimento-educacao.blogspot.com/

    http://anisia-nascimento.blogspot.com/

    http://divulcacaoepublicacao.blogspot.com.br/

    http://meioambiente-ecidadania.blogspot.com/

    http://vote44002.blogspot.com.br/

    http://culturaeliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://vidaesaude-nascimento.blogspot.com/

    http://anisia-maravilhosanatureza.blogspot.com/

    http://anisianascimento-libras.blogspot.com/

    http://teoriadaliteratura-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://aahjlmpedagogia-hospitalar.blogspot.com.br/

    http://concurso-senadofederal.blogspot.com/

    http://mperj-2011.blogspot.com/

    http://anisia-novo-degase.blogspot.com/

    http://cienciasjuridicas-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://douglaspedro.blogspot.com.br/

    http://leandrops7.blogspot.com.br/

    http://cienciasjuridicas-anisia-nascimento.blogspot.com.br/

    http://linguaportuguesa-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://leandrorj12.blogspot.com.br/

    http://meusestudos-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://aservicodoplaneta.blogspot.com.br/

    http://silveiradivulgacaoepublicacao.blogspot.com/

    http://mperj-2011.blogspot.com/

    http://ecletico-anisianascimento.blogspot.com.br/

    http://mesclando-anisianascimento.blogspot.com

    Siga, curta os sites...

    http://xadrezparatodosetodas.tumblr.com/
    http://anisianascimento.tumblr.com/
    http://www.facebook.com/pages/O-Pr%C3%ADncipe-Maquiavel/123182611101188
    http://www.facebook.com/pages/De-Quase-tudo-Um-Pouco/384966318238456
    http://www.facebook.com/anisia.nascimento
    https://twitter.com/anisiasn
    http://anisia-nascimento.blogspot.com.br/2012/06/belo-monte-anuncio-de-uma-guerra-filme.html?showComment=1340730993762#c2292370155519163149
    http://www.reddit.com/r/movies/related/xgsc9/tsotsi_infanciaroubada/

    Obrigada,
    Anisia Nascimento

    ResponderExcluir