segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Prefeitura promove curso sobre surdocegueira


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Semdpdef), promoveu, entre os dias 22 e 26 de outubro, o primeiro curso sobre surdocegueira no município. O evento, realizado em parceria com o Instituto Benjamin Constant, aconteceu na Casa de Cultura e reuniu profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social.
Para a secretária da Semdpdef, Daniela Cardoso, mais do que informar sobre a surdocegueira, o curso propiciou aos participantes momentos de sensibilização. “A realização do curso era um desejo muito grande e superou todas as nossas expectativas. Foi extremamente gratificante. Todos os participantes saíram sensibilizados daqui. Como secretária é um prazer enorme participar deste momento de conscientização que é cada dia mais importante e deve ser uma luta diária”, disse.
Os objetivos da iniciativa foram compreender a surdocegueira como uma deficiência única, identificar as principais formas de comunicação pré e pós-lingüística, vivenciar e discutir técnicas e possibilidades educacionais para a doença, além de debater políticas públicas e formação de profissionais para a área.
A professora do Instituto Benjamin Constant, Mariana de Castro, elogiou o aproveitamento da turma, formada por estudantes, assistentes sociais, professores, fonoaudiólogos, psicopedagogos e outros profissionais. “Atingimos nosso objetivo que foi passar noções básicas sobre a surdocegueira. Desta troca surgiram muitas ideias que podem ser concretizadas, como a fundação de serviços direcionados para pessoas com surdocegueira na cidade”, afirmou.
Fátima Cristina Silva Ramalho, de 35 anos, aproveitou a oportunidade para se atualizar. Professora da rede municipal e deficiente visual, ela sabia da existência da doença, mas nunca teve chance de se aprofundar. “Por falta de tempo ou até mesmo esquecimento a gente acaba não buscando informações como deveríamos. Já conhecia sobre o caso e na escola onde trabalho já recebemos dois alunos surdocegos, mas  não tivemos sucesso porque não estávamos preparados. Agora me sinto pronta para recebê-los”, concluiu.
 Fonte:
http://www.novaiguacu.rj.gov.br/noticias_res.php?id=1927

Nenhum comentário:

Postar um comentário