sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

QUANDO COMEÇAM AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2013?


INSCRIÇÕES DO ENEM 2013

Quando começam as inscrições do ENEM 2013? Com base em algumas informações que já são conhecidas, já é possível saber quais serão as datas previstas estabelecidas pelo cronograma do ENEM 2013 – Exame Nacional do Ensino Médio.


A partir de 2013, o Governo Federal pretendia realizar duas edições anuais do ENEM, uma para cada semestre letivo. Apesar de ainda fazer parte dos planos, essa medida não será aplicada este ano. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o MEC não trabalha com a possibilidade da realização de duas edições do ENEM 2013 e que o aperfeiçoamento e a consolidação do Exame são as atuais prioridades.


O desempenho nas provas é determinante para um bom posicionamento nos processos seletivos que os estudantes podem participar. Quem alcançar média superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação poderá concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas que participam do Programa Universidade para Todos (PROUNI). O resultado do ENEM 2013 também é utilizado no Sistema de Seleção Unificada (SISU), que oferece vagas em instituições públicas do ensino superior.

Período de inscrição ENEM 2013


Cabe ao Ministério da Educação (MEC) divulgar as datas do ENEM 2013. As provas serão aplicadas no fim do ano, provavelmente no mês de novembro. Seguindo o mesmo rumo das edições anteriores, o prazo para inscrições deste ano deverá se compreender entre a segunda quinzena de maio e a metade do mês de junho.


Todos os registros são confirmados somente após o pagamento do valor correspondente à taxa de participação, que geralmente é de R$ 35,00. Os estudantes de baixa renda podem pedir isenção da taxa. Todos que tiverem seus registros deferidos receberão em seus respectivos endereços o cartão de confirmação de inscrição do ENEM 2013, contendo informações sobre data, local e horário de realização das provas.


Quem já estiver interessado em começar a se preparar para o Exame pode fazer o download das provas anteriores do ENEM. Para isso, basta acessar a página oficial do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Boa sorte!

Um comentário: