quinta-feira, 20 de junho de 2013

Alfabetizacao de adultos-Uma licao.wmv


O presente vídeo é uma amostra de que a alfabetização de adultos é necessária para muitos brasileiros. Pelos depoimentos, muitos verão a diferença que faz para aqueles que chegaram à idade adulta, melhor, à velhice sem saber ler e escrever e, subitamente, conseguem fazer o que para nós alfabetizados é trivial. No atual governo Lula, o ex-ministro Cristovam Buarque bem que tentou alavancar esta face da educação brasileira. Não conseguiu. Foi demitido pelo telefone... O programa começado em sua gestão foi para o segundo plano. Agora, ironia das ironias, o Presidente cobra de seu Ministro da Educação mais alfabetização de adultos...

O outro lado do vídeo é a dedicação da Professora Jussara em dar, ao final de tudo, um novo alento, um novo signficado para aquelas pessoas. Louve-se também à Professora Eliane Vaz Sanches , diretora da Escola Municipal Levy Miranda, Pavuna, Rio de Janeiro, por ter colocado a pessoa certa no lugar certo. 

O depoimento dos alunos é a prova candente de que TUDO VALEU A PENA! Sim, o "Tudo" é importante: para nós que sabemos ler desde a infância e fomos muito, muito além, pode ser pouco, mas para aquelas pessoas de rostos envelhecidos e sofridos FEZ, FAZ e FARÁ muita diferença!

Quanto à questão de direitos autorais, solicitaria da TV GLOBO que relevasse. Vocês não perdem, ganham, sobretudo porque está engajada no Projeto TODOS PELA EDUCAÇÃO no Rio de Janeiro. Se tirarem do ar, afetará muito mais a AUTOESTIMA daquelas pessoas que talvez nunca tenham pensado em aparecerem na internet. E como exemplo: exemplo de que é possível uma mudança qualitativa pelo simples, singelo, historicamente negado a muitos: SABER LER E ESCREVER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário