sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - Ser Saudável





Ser Saudável aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma disfunção cerebral que compromete as áreas do comportamento, memória e autocontrole. Metade dos casos diagnosticados com TDAH permanece com os sintomas durante toda a vida. Falta de concentração e dificuldade de relacionamento são os sintomas mais associados a esse transtorno. Mas, para saber como é a rotina de quem convive com o TDAH, Ser Saudável mostra as histórias de Julian Kober, 22 anos, e João Nogueira da Gama, de 10.

Notas baixas, problemas para realizar tarefas propostas e agitação nas aulas, são os reflexos de transtorno que tanto Julian quanto para João adquiriram na escola. Eles passaram pela mesma situação e para os dois, o papel da família fez toda a diferença. Inês Nogueira da Gama, mãe de João, procurou ajuda médica logo nos primeiros indícios. Já no caso de Julian a ajuda, assim como o diagnóstico, veio somente na adolescência.

Não se engane, saber dos sintomas não basta para que uma pessoa seja diagnosticada com TDAH. Por isso, o programa vai mostrar a importância do acompanhamento médico e atenção familiar. Para esclarecer os mitos e verdades sobre o assunto, além de falar das formas de tratamento e o efeito dos medicamentos, participam do programa, o coordenador do ambulatório de déficit de atenção e hiperatividade, Dr. Eugênio Grevet e a psicopedagoga, Adriana Costa.

Um comentário: