segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MEC quer incluir 1,9 mi de alunos no ensino integral em 2012

O Ministério da Educação (MEC) espera incluir 1,9 milhão de novos alunos nas redes de ensino integral, somando um total de 5 milhões de estudantes em 2012. As escolas urbanas e rurais pré-selecionadas pelo MEC para oferecerem ensino integral têm até o dia 15 de fevereiro para aderirem ao Programa Mais Educação.
Segundo o MEC, 14,2 mil escolas urbanas e 14,5 mil escolas rurais foram pré-selecionadas em 2012. Desse total, 3,1 mil novas escolas solicitaram o acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para fazerem o cadastro.
As escolas pré-selecionadas devem acessar o site do Simec por meio de senha fornecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). Ao se registrarem, as escolas devem informar quantos alunos serão atendidos e escolher as atividades que serão desenvolvidas. As instituições que já participavam do programa devem atualizar o número de alunos e informar quais as atividades devem ser implementadas.
Além do ensino regular, as escolas devem escolher seis atividades para desenvolverem com os alunos. Entre elas estão o acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso das mídias, investigação no campo da natureza e educação econômica.
O programa Mais Educação criado em 2007, agrega às escolas públicas atividades sócio-educativas para melhorar a qualidade do ensino e diminuir a evasão escolar. As instituições que aderirem ao programa recebem do governo federal, recursos e suporte para implementar atividades no turno contrário ao ensino regular. 
 http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5585480-EI8266,00-MEC+quer+incluir+mi+de+alunos+no+ensino+integral+em.html

Com indiano Sugata Mitra, educação ganha destaque na Campus

Sugata Mitra é indiano e famoso por aplicar a tecnologia no ensino. Foto: YouTube/Reprodução Sugata Mitra é indiano e famoso por aplicar a tecnologia no ensino
Foto: YouTube/Reprodução
A educação está no centro das discussões na edição de 2012 da Campus Party Brasil, que acontece dos dias 6 de fevereiro a 12 de fevereiro no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). Neste ano, participará do evento o professor Sugata Mitra, da Universidade da Inglaterra, famoso por usar a tecnologia para vencer problemas educacionais e sociais.
Mitra, que palestra no palco principal do maior encontro geek do planeta no dia 7 de fevereiro, implantou um sistema, em Nova Délhi, na Índia, chamado Hole in the Wall. Por meio dele, um computador com acesso à internet foi colocado num buraco de um muro em local público em uma favela.
Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, sem a ajuda ou a orientação de um profissional, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador. O professor repetiu o experimento diversas vezes e o mesmo resultado foi alcançado. Outros palestrantes de educação
A Fundação Telefônica levará 250 educadores para falar de educação, e a programação também poderá ser acompanhada pelo Twitter, por meio da hashtag #educaparty.

Além disso, outros destaques desta área ficam por conta do primeiro debate, que acontece dia 8 de fevereiro, às 10h. "Lan Houses como espaços de educação" discutirá com Cristina Mori, diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Jader Gama, fundador do Coletivo Puraqué, de Santarém (PA); Everton Rodrigues, gestor de mobilização e redes sociais do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, Coordenadora do Acessa Escola da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Também mostram a força da educação na Campus as palestras "Participação social na era digital", às 17h do dia 8 de fevereiro e "Cultura Livre e Inovação na Educação", no espaço Campus Empreendedorismo, com Felipe Sanches, representante do Garoa Hacker Club, laboratório comunitário, aberto e colaborativo de São Paulo; Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia; Tel Amiel, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp; e Regina Helena Alves da Silva, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.
Educação, games e ética digital
Os professores também participarão da discussçao de educação, games e ética digital. A primeira palestra será "Games na Educação: apertando o Start", com participação de Lynn Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Modelagem Computacional do SENAI-Cimatec; Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco; de Gustavo Steinberg, representante do projeto BIG Festival; e Sabrina Carmona, coordenadora executiva do CS: Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP.

Além dessas, duas outras palestram que envolvem este tema serão "Ética Digital: o uso responsável da web", no espaço de Cultura Digital e "Mobilidade Digital e educação: a escola para além de seus muros", com Juarez Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é responsável pelo projeto Laboratório de Experimentação Remota e outros convidados.
 http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html

Saber Direito - Constituição Federal (2/5)

Vídeo0026

Ricardo Boechat fala sobre a desocupação do Pinheirinho

Saber Direito - Constituição Federal (4/5)

Concurso Senado Federal: Saber Direito - Constituição Federal (4/5)

Concurso Senado Federal: Saber Direito - Constituição Federal (4/5)

Concurso Senado Federal: Saber Direito - Constituição Federal (5/5)

Concurso Senado Federal: Saber Direito - Constituição Federal (5/5)

Rádio CBN - Cursos e Concursos - 12-12-2011

Violência e truculência por parte dos seguranças do Senado Federal

Pedreiro agredido pela PM

Pedreiro agredido pela PM

Pinheirinho: os limites da democracia burguesa | Jornal Correio do Brasil

Pinheirinho: os limites da democracia burguesa | Jornal Correio do Brasil

anisia-nascimento: África: um novo canto é preciso

anisia-nascimento: África: um novo canto é preciso: DEBATE ABERTO África: um novo canto é preciso Cerca de 150 milhões de habita...

Concurso Senado Federal | Regimento Interno - Jesus Valentini

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Educação financeira deve entrar no currículo da rede pública

Começo da vida adulta, primeiro salário e a dúvida: o que fazer com o dinheiro? Poupar para o futuro ou comprar aqueles itens sempre desejados? Se poupar, em que investir? Muitos brasileiros se veem diante dessas - e muitas outras - questões logo que entram no mercado de trabalho. A culpa, para alguns, é da escola, que não ensina o aluno como gerenciar seus próprios recursos. Pois, a partir deste ano, as siglas SFN, Selic e CVM farão parte do currículo escolar. É o que propõe um decreto aprovado pelo governo federal em dezembro do ano passado.
Segundo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), as escolas públicas deverão incluir aulas de educação financeira no currículo básico. É o começo de uma caminhada rumo à erradicação do analfabetismo financeiro. "É muito importante o aluno tomar conhecimento da educação financeira desde cedo, para ser um adulto com maior qualidade de vida e, principalmente, saber fazer escolhas e diferenciar querer de precisar", afirma Odete Reis, educadora e consultora financeira.
Para Odete, a escola tem o papel de suscitar o debate sobre dinheiro. Gustavo Cerbasi, mestre em Administração e Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) e palestrante de finanças pessoais, concorda: "A ENEF já foi testada e se verificou que trouxe para os pais melhoria na qualidade de vida, pois a criança é provocada na escola e aplica em casa". Para ele, o ensino formal pode ajudar na quebra do tabu do patriarcalismo, grande responsável pela falta de educação financeira dos brasileiros. Segundo o administrador, como até duas gerações atrás a única fonte de renda da família era o emprego formal do pai, o casal não conversava sobre investimentos e economia doméstica.
A grande preocupação agora é com a capacitação dos professores. O medo é que os docentes fiquem ainda mais sobrecarregados, prejudicando o ensino. "O desafio é fazer com que a educação financeira seja estimulante, inclusive sendo explorada por professores não só de matemática, mas também de outras áreas, como ciências sociais e geografia", afirma Cerbasi. Para o consultor, o bom uso do dinheiro envolve qualidade de consumo, não apenas quantificação.
Ensino na escola não tira a responsabilidade dos pais
No entanto, na opinião dos especialistas, a responsabilidade continua sendo dos pais. "É deles que vem o maior exemplo", garante Odete. A escola tem um papel secundário, de reforço da educação já obtida em casa.
"A criança a partir dos dois anos já entende o dinheiro, sabe que compra coisas", afirma. Os pais, ensina Odete, devem mostrar para o filho que ele não pode rasgar as notas nem jogar as moedas fora, pois elas têm valor de troca. Para a criança em idade escolar, ela recomenda o estabelecimento de uma mesada ou uma semanada, para que o pequeno já se acostume a se controlar. O valor indicado é de R$ 1 por semana para cada ano de idade. Ou seja, uma criança de 5 anos receberá, em média, R$ 20 por mês. Claro que isso varia de acordo com as condições da família e com as necessidades da criança.
Cerbasi aprova o uso da medida, mas alerta: "Não é simplesmente dar dinheiro, a mesada não é um presente. O importante é provocar discussão com o assunto e mostrar que é o direito de administrar uma parcela do dinheiro da família."
Por essa razão, a especialista em educação financeira Cássia D¿aquino é contra a obrigatoriedade do assunto nas escolas. Segundo a educadora, o sistema de ensino que temos hoje aliado à delicadeza do tema não permite que se pense em educação financeira obrigatória. A escola, afirma Cássia, tem importância à medida que prepara o cidadão para lidar com a vida prática, mas o fundamental é o envolvimento e o exemplo dos pais. Para ela, mesada e gastos em casa não são temas que dizem respeito aos professores. "Isso é assunto de família", defende.
Pensando nisso, há 18 anos Cássia desenvolveu um programa de ensino que é empregado em algumas escolas, de forma não obrigatória, para auxiliar os pais a ensinar a gestão dos recursos para os filhos. "É um programa baseado no diálogo com os pais, em reuniões de acompanhamento", conta. Além disso, os perigos dessa obrigatoriedade vão além do embate de gerações, afirma Cássia. A especialista teme a manipulação de dados por professores desinformados e até mesmo mal intencionados, que poderiam tentar fazer valer a sua visão de mundo em detrimento de outras.
 http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5569165-EI8266,00.html

Cidades - JE Online - um jornal diferente | Jornal da Economia

Cidades - JE Online - um jornal diferente | Jornal da Economia

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Toninho Ferreira x Major da PM - sobre o Pinheirinho (Tema Quente)

Reintegração do Pinheirinho.

A omissão da Excelentíssima Presidenta da República Federativa do Brasil
Dilma já se pronunuciou sobre o desabamento ocorrido ontem no Rio de Janeiro.
No entanto, permanece calada com relação a Pinheirinho, sinceramente, estou bastante frustada com a omissão da presidenta, no que diz respeito a covarde reintegração de posse do Pinheirinho.
E tem mais, ela (Dilma)esteve em São Paulo, recebendo homenagens do Kassab, este fato ocorreu ontem, 25/01/2012
Enquanto isso...
Os cidadãos que moravam em Pinheirinhos sofrem com a perda de suas casas, de seus familiares e amigos, mortos durante a covarde reintegração de posse.
E, é claro! Dona Dilma permanece omissa à toda esta covardia feita aos desabrigados de suas casas, construídas com muita luta e suor!
anisia-nascimento.blogspot.com­
__________________________________________________________________
Reintegração de posse no Pinheirinho - retrato da covardia!
Estou extremamente indignada com esta situação. Como pode um governo jogar várias pessoas nas ruas?
Trabalho com assistência social e o que tenho presenciado depois de reintegrações de posses são famílias desabrigadas, lares destruídos.
Ainda não vi uma reintegração de posse em que todas as pessoas recebessem novas casas para morar. É o cúmulo! Governador de São o senhor está com sua consciência tranquila? Desculpa, nem perguntei se o senhor as tem, se esta palavra faz parte do seu vocabulário ou se existe no seu dicionário.
E tem mais, a mesma burguesia que defende a expulsão das famílias vão cobrar dos trabalhadores da assistência sociall a retirada das pessoas das ruas como se elas não fossem responsáveis pelo caos social.
FORA PSDB!
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com
__________________________________________________________________
Massacres no Pinheirinho...Massacres e covardias pelo nosso imenso Brasil!
Enquanto isso...
Dona Dilma,excelentíssima presidenta da República Fedrativa do Brasil anda por aí feliz da vida, cumprindo sua "agendinha" política. Não está nem aí para Pinheirinho, para os covardemente expulsos de suas casas pelo governo do PSDB. Para os estudantes de Pernambuco. Aliás, o PT fez tantas alianças com os partidos de direita que já deixou de ser um partido de esquerda a muito tempo! Basta olharmos para o Pará e à autorização do governo Dilma/PT à favor da construção de Belo Monte.
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com
__________________________________________________________________
Assassinos da democracia!, que sejam todos presos!
Mas, no país da covardia, da corrupção, do etnocentrismo, do preconceito social, do capitalismo selvagem. O que acontecerá aos mandantes e executores dos crimes à população de Pinheirinho, aos estudantes de pernambuco, São Paulo,etc...?
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com

Solidariedade à Ocupação Pinheirinho: Pinheirinho: "quem apanha, lembra"

Solidariedade à Ocupação Pinheirinho: Pinheirinho: "quem apanha, lembra": por Carlos Latuff Este texto é um desabafo. Não pretendo que seja uma análise aprofundada. Outros artigos estão sendo escritos com esse pr...

 ________________________________________________________________


A omissão da Excelentíssima Presidenta da República Federativa do Brasil

Dilma já se pronunuciou sobre o desabamento ocorrido ontem no Rio de Janeiro. 
No entanto, permanece calada com relação a Pinheirinho, sinceramente, estou bastante frustada com a omissão da presidenta, no que diz respeito a covarde reintegração de posse do Pinheirinho.


E tem mais, ela (Dilma)esteve em São Paulo, recebendo homenagens do Kassab, este fato ocorreu ontem, 25/01/2012

Enquanto isso...

Os cidadãos que moravam em Pinheirinhos sofrem com a perda de suas casas, de seus familiares e amigos, mortos durante a covarde reintegração de posse.

E, é claro! Dona Dilma permanece omissa à toda esta covardia feita aos desabrigados de suas casas, construídas com muita luta e suor!
anisia-nascimento.blogspot.com­

__________________________________________________________________


Reintegração de posse no Pinheirinho - retrato da covardia!

Estou extremamente indignada com esta situação. Como pode um governo jogar várias pessoas nas ruas?
Trabalho com assistência social e o que tenho presenciado depois de reintegrações de posses são famílias desabrigadas, lares destruídos.
Ainda não vi uma reintegração de posse em que todas as pessoas recebessem novas casas para morar. É o cúmulo! Governador de São o senhor está com sua consciência tranquila? Desculpa, nem perguntei se o senhor as tem, se esta palavra faz parte do seu vocabulário ou se existe no seu dicionário.
E tem mais, a mesma burguesia que defende a expulsão das famílias vão cobrar dos trabalhadores da assistência sociall a retirada das pessoas das ruas como se elas não fossem responsáveis pelo caos social.

FORA PSDB!
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com

__________________________________________________________________


Massacres no Pinheirinho...Massacres e covardias pelo nosso imenso Brasil!

Enquanto isso...
Dona Dilma,excelentíssima presidenta da República Fedrativa do Brasil anda por aí feliz da vida, cumprindo sua "agendinha" política. Não está nem aí para Pinheirinho, para os covardemente expulsos de suas casas pelo governo do PSDB. Para os estudantes de Pernambuco. Aliás, o PT fez tantas alianças com os partidos de direita que já deixou de ser um partido de esquerda a muito tempo! Basta olharmos para o Pará e à autorização do governo Dilma/PT à favor da construção de Belo Monte.
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com

__________________________________________________________________


Assassinos da democracia!, que sejam todos presos!

Mas, no país da covardia, da corrupção, do etnocentrismo, do preconceito social, do capitalismo selvagem. O que acontecerá aos mandantes e executores dos crimes à população de Pinheirinho, aos estudantes de pernambuco, São Paulo,etc...?
Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com

Jornal da Record - Moradores voltam ao Pinheirinho (SP) e encontram apen...

Reintegração de posse no Pinheirinho - retrato da covardia!

Estou extremamente indignada com esta situação. Como pode um governo jogar várias pessoas nas ruas? Trabalho com assistência social e o que tenho presenciado depois de reintegrações de posses são famílias desabrigadas, lares destruídos. Ainda não vi uma reintegração de posse em que todas as pessoas recebessem novas casas para morar. É o cúmulo! Governador de São o senhor está com sua consciência tranquila? Desculpa, nem perguntei se o senhor as tem, se esta palavra faz parte do seu vocabulário ou se existe no seu dicionário. E tem mais, a mesma burguesia que defende a expulsão das famílias vão cobrar dos trabalhadores da assistência sociall a retirada das pessoas das ruas como se elas não fossem responsáveis pelo caos social. FORA PSDB! Anisia Nascimento
anisia-nascimento.blogspot.com

Massacres no Pinheirinho...Massacres e covardias pelo nosso imenso Brasil!

Enquanto isso... Dona Dilma,excelentíssima presidenta da República Fedrativa do Brasil anda por aí feliz da vida, cumprindo sua "agendinha" política. Não está nem aí para Pinheirinho, para os covardemente expulsos de suas casas pelo governo do PSDB. Para os estudantes de Pernambuco. Aliás, o PT fez tantas alianças com os partidos de direita que já deixou de ser um partido de esquerda a muito tempo! Basta olharmos para o Pará e à autorização do governo Dilma/PT à favor da construção de Belo Monte. Anisia Nascimento anisia-nascimento.blogspot.com Assassinos da democracia!, que sejam todos presos! Mas, no país da covardia, da corrupção, do etnocentrismo, do preconceito social, do capitalismo selvagem. O que acontecerá aos mandantes e executores dos crimes à população de Pinheirinho, aos estudantes de pernambuco, São Paulo,etc...? Anisia Nascimento anisia-nascimento.blogspot.com

Dhyene Vieira dos Santos Instituto de Educação do Amazonas, Amazonas

http://gincanacultural.compactor.com.br/desenhos/29

XINGU - TRAILER OFICIAL HD

Dinamica da Terra 01 e 02

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história - Parte 1

Carreiras - promotor de justiça militar (3/3)

Preconceito e racismo nas Forças Armadas

Racismo, preconceito e discriminação

Dinâmica da Terra - Introdução à Disciplina / CEDERJ.flv

Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres

Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres

Escola Municipal de Música: Ensino gratuito de qualidade

espacamento
Noticia
O povo nilopolitano pode se orgulhar de ser um dos poucos a contar com uma escola de música totalmente gratuita e mantida por uma prefeitura. A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto nasceu em 1993, como um projeto piloto da extinta Secretaria de Educação e Cultura. Em 1995 foi legalmente efetivada e reconhecida como escola. Sua sede funcionou na Rua Getúlio de Moura até 18 de Agosto de 2006, quando foi transferida para o Ciep Municipalizado Professora Stella de Queiróz, no bairro Frigorífico.

No CIEP, compartilhado com a Secretaria de Educação, a Escola de Música, ocupa no segundo andar, um espaço amplo e especializado para atender alunos a partir de 7 anos de idade. O curso tem duração de três anos divididos em seis períodos, onde os alunos estudam seis disciplinas. Possui também um curso específico para crianças de 7 a 11 anos, chamado musicalização infantil, onde a criança começa a aprender música em meio a brincadeiras.


Ao todo, os cursos oferecidos são: Teoria Musical, Percepção Auditiva, História da Música, Musicalização Infantil, Prática Instrumental, Canto Coral, Musicalização Terceira Idade, além do Coro da Escola. O contingente atual e de aproximadamente 800 alunos, divididos em três turnos: Manhã, Tarde e Noite.


A escola também ministra aulas para alunos da terceira idade, que recebem uma atenção especial, inclusive, teoria musical, percepção musical e também fazem prática instrumental. O curso da terceira idade é um pouco mais lento que o curso regular para garantir o aprendizado. O corpo docente da escola é formado por 31 professores e 7 monitores e a parte administrativa conta com seis funcionários. Todas as atividades são multilaterais, possibilitando a articulação entre os vários elementos que compõe a formação do aluno e sua vivência na musica.


O curso é totalmente gratuito e as inscrições, com vagas limitadas, ocorrem sempre nos meses de Dezembro e Julho, com datas divulgadas nos meios de comunicação. A Escola Municipal de Música Professor Weberty Bernardino Aniceto funciona na Rua José Martins, s/nº, bairro Frigorífico. O horário de funcionamento é das 8:00 às 20 horas, de segunda à sexta. Maiores informações podem ser obtidas no telefone 3762-8307.

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

pinheirinho 1.wmv

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Prefeitura Municipal de Nilópolis - Site Oficial

Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres

Pinheirinho: Naji Nahas, Alckmin, imprensa e polícia contra 7 mil moradores pobres

Programação | Jornal Correio do Brasil

Programação | Jornal Correio do Brasil

Supremo é acionado para suspender a desocupação de Pinheirinho | Jornal Correio do Brasil

Supremo é acionado para suspender a desocupação de Pinheirinho | Jornal Correio do Brasil

Governo muda regras para concessões de rádio e TV | Jornal Correio do Brasil

Governo muda regras para concessões de rádio e TV | Jornal Correio do Brasil

Marcha reúne participantes do Fórum Social Temático 2012 | Jornal Correio do Brasil

Marcha reúne participantes do Fórum Social Temático 2012 | Jornal Correio do Brasil

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dia nacional da consciência indígena - 20 de janeiro









http://www.funai.gov.br/indios/bertioga/indios.htm#

DECLARAÇÃO INDÍGENA DE BERTIOGA .

O Dia do Índio representa para nós a alegria de viver e viver bem. O Dia do Índio significa o respeito às crianças. O Dia do Índio significa o respeito aos mais velhos. O Dia do Índio significa o respeito as águas, o respeito aos animais, aos peixes e aos pássaros. O Dia do Índio significa o respeito à terra, viver com a terra e o meio ambiente. O Dia do Índio significa que morreram mais de mil povos. O Dia do Índio significa que depois dos portugueses, os africanos, vieram os árabes, os judeus, os asiáticos e todos que descobriram porque nós os índios, amamos o Brasil, porque aqui existe uma força que vem da terra e das matas, que vem com o vento: a força do Grande Espírito. A força que podemos ver quando os velhos perdem a força, mas são respeitados. A força que vem das crianças, que não tem ainda a força, mas são respeitados. Um mundo indígena que a tecnologia, a modernidade nunca quis praticar, e que por isso mesmo, está construindo uma civilização que não pode dar certo.
Hoje, fizemos uma nova descoberta junto com o Prefeito aqui em Bertioga. Descobrimos que podemos contar nossa verdadeira história: a história da Confederação dos Tamoios. A história de Cunhambebe, uma história que muitas vezes ficou engavetada. O homem branco pensa que quando engavetam documentos, podem engavetar nossa inteligência e nossa consciência. Mas no Dia do Índio deste ano, estamos mostrando que ninguém pode vencer um povo que tem consciência do seu passado e do que quer no futuro, e o que queremos é apenas: respeito. Respeito do Governo Federal. Respeito do Governo Estadual. Respeito do Governo Municipal e respeito da sociedade para nossas diferenças, porque ninguém nasce igual, mas o mais importante é conviver com nossas origens diferentes de língua, de costume e de viver.

Encerramento Xingu Vivo

Filme Atl 2º dia.wmv

INDIOS

video ATL 1º dia

ACAMPAMENTO TERRA LIVRE 2010 3º DIA

Big Brother Brasil Um Programa Imbecil

Educação reprovada

O maior desses descasos é o Enem. Transformado de uma prova para avaliação das escolas de ensino médio para um gigantesco vestibular, o Enem apresenta falhas que se repetem ano a ano.

Da falta de capacidade de manter o adequado sigilo à absoluta falta de transparência com os critérios de avaliação, o Enem é o maior símbolo de uma administração fracassada, inepta e incompetente.

Há relatos de estudante que tirou zero e reverteu sua nota no Judiciário, de estudantes que entregaram a prova em branco e tiraram nota maior que a mínima, e agora o Judiciário decidiu que o MEC deve dar transparência à correção das redações.

Sem critérios claros de avaliação, sem um currículo mínimo a ser percorrido no ensino médio para ser cobrado no Enem, o exame tem sido criticado por impor a ideologia oficial aos estudantes.

Não se cobra conhecimentos adquiridos, mas o alinhamento do estudante ao pensamento oficial. O mérito, o único critério que deveria ser utilizado para ingresso nas universidades públicas, foi abolido nas águas turvas desse exame.

Mas a incompetência do ministro não se restringiu ao Enem. Livros didáticos foram distribuídos no país inteiro com erros de português.

O ministério gastou tempo, energia e recursos para montar um kit contra a homofobia que foi reprovado até pela presidência e serviu unicamente para a direita levantar-se contra o esclarecimento necessário sobre o tema.

A expansão descontrolada das vagas nas universidades federais sem planejamento fez o sonho se transformar em pesadelo para aqueles que assistem aulas, quando são ministradas, em locais inadequados e sem equipamentos.

E como não houve previsão da demanda por vagas, milhares sobram ociosas ano a ano, num desperdício completo de recursos escassos.


A alardeada supervisão dos cursos superiores serviu somente para demonstrar que o MEC deixa faculdades sem condições começarem a funcionar para depois fazer exigências de qualidade, após milhares de estudantes terem estudado nessas instituições ineptas, perdendo tempo e dinheiro e não alcançando a formação pretendida, como comprova a alta taxa de reprovação dos diplomados nas provas de admissão das respectivas carreiras.

Enquanto isso, ainda somos o 53º no ranking do Pisa/2009, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, muito atrás de nossos vizinhos latino-americanos.

Faltou à gestão Haddad foco no fundamental: conseguir unir o país para que nossas crianças aprendam português, matemática e ciências. Suprir a falta de recursos de estados e municípios para que o ensino fundamental seja priorizado numa cadeia de colaboração federativa.

Isso não foi feito e continuamos a patinar na educação do nosso povo, comprometendo o nosso desenvolvimento futuro.

E ainda há quem defenda que esse senhor possa administrar uma cidade gigantesca e complexa como São Paulo.

100 Years in 10 Minutes (1911 - 2011 in 10 Minutes)

Homenagem a Cacique Valdelice que está presa ilegalmente em Ilhéus-Ba

EVERALDO fala sobre JAPOMOTY

20 de janeiro, dia nacional da consciência indigêna

http://www.indiosonline.net/vem-ai-o-dia-nacional-da-consciencia-indigena-aguardem/

147 vagas para Estagiários de nível Médio e Superior nos Correios - RJ

Se o total da carga horária comprovada for igual ou superior a 100 horas.
40 pontos
Se o total da carga horária comprovada for entre 50 e 99 horas20 pontos
OBS: Consideram-se atividades extracurriculares para fins de pontuação neste item, a participação do candidato em seminários. palestras, workshop e afins, cujos temas tenham correlação com a sua pretensa formação profissional.
Se o total da carga horária comprovada for igual ou superior a 80 horas.
30 pontos
Se o total da carga horária comprovada for entre 40 e 79 horas.
15 pontos
OBS: Consideram-se outros conhecimentos para fins de pontuação neste item, todo curso ou similar extracurricular realizado pelo candidato, que não tenha correlação com a sua pretensa formação profissional. Serão pontuados os cursos realizados no período de 01/2010 a 01/2012.
Se entre o 3° e o 4° período do curso.
20 pontos
Se entre o 5° e o 7° período.
30 pontos
Último semestre
15 pontos
Se entre o 3° e o 5° período do curso
20 pontos
Se entre o 6° e o 9° período
30 pontos
Último semestre
15 pontos
Curso
Quantidade de vagas
Administração de Empresas
40
Arquitetura
2
Comunicação Social - Jornalismo
3
Sistemas de Informação
22
Direito
10
Engenharia Civil
1
Engenharia de Produção
10
Estatística
6
Museologia
1
Relações Públicas
1
Biblioteconomia
Formação de Cadastro
Serviço Social
Formação de Cadastro
Pedagogia
Formação de Cadastro
Engenharia Elétrica
Formação de Cadastro
Psicologia
Formação de Cadastro
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Formação de Cadastro
TOTAL
96
Instituição de Ensino
Universidade Estácio de Sá - UNESA
Universidade Veiga de Almeida - UVA
Centro Universitário Plínio Leite - UNIPLI
Universidade Federal Fluminense - UFF
Instituto Superior de Educação da Salle
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Universidade Castelo Branco
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
 http://www.pciconcursos.com.br/concurso/ect-correios-rj-96-vagas-708
http://www.pciconcursos.com.br/concurso/ect-correios-rj-96-vagas-708

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nilópolis será a primeira cidade a implantar o projeto Agentes de Leitura no Rio de Janeiro

A Prefeitura de Nilópolis através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, inicia a formação dos jovens que participarão do projeto Agentes de Leitura, com o intuito de promover a democratização do acesso à produção, à fruição e à difusão cultural. "Acreditamos que com a vivencia do livro e da leitura possamos realizar uma ação cultural estratégica de inclusão social e de desenvolvimento humano, através de atividades de socialização de acervo bibliográfico e de experiências de leituras compartilhadas como exercícios de cidadania, de compreensão de mundo e de ação alfabetizadora", explicou o secretário de Cultura Augusto Vargas.

A Prefeitura através da Secretaria de Cultura vai disponibilizar 24 bolsas de R$ 350 por mês, durante um ano de projeto, para jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, que queiram fomentar a cultura através da leitura. Os agentes, possuem o Ensino Médio completo e vão trabalhar em duas frentes: Agente de Leitura de Campo, no qual atuará como mediador cultural nos Pontos de Leitura, bibliotecas, praças, igrejas, postos de saúde, escolas e hospitais municipais e Agente Articulador de Leitura, que contribuirão com a gestão, articulação, acompanhamento e avaliação dos Agentes de Leitura.


Como será o trabalho


O livro de casa em casa: Os Agentes de Leitura realizarão empréstimos de livros e promoverão cirandas e rodas de leituras comunitárias, movimentando o acervo bibliográfico e despertando o interesse e o gosto pela leitura de maneira prazerosa, crítica, inventiva e reflexiva.


A leitura nas bibliotecas: Os Agentes de Leitura atuam integrados às bibliotecas públicas municipais, dinamizando seus acervos e realizando programações culturais.


A leitura nas escolas: Os Agentes de Leitura contribuem na formação leitora de crianças e jovens inseridos nas comunidades escolares onde atuam, por meio de rodas de leitura, oficinas literárias, cirandas de livros, em visitas nas escolas e nas casas desses alunos.


O direito à leitura como direito de cidadania: O livro é um instrumento de cidadania e de formação humana; através dele podemos compor leituras de mundo, ampliar nossos conhecimentos, desenvolver a capacidade crítica e estimular a nossa imaginação criativa. O livro e a leitura são bens culturais e educacionais da humanidade, essenciais para a formação e desenvolvimento social.


Augusto Vargas aproveita para explicar que, neste primeiro momento os agentes trabalharão junto à 500 famílias devidamente cadastradas em sua comunidade e Agente Articulador de Leitura, que contribuirão com a gestão, articulação, acompanhamento e avaliação dos Agentes de Leitura.

sábado, 14 de janeiro de 2012

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMUNICADO



























A Lei 5.232, de 04/01/2011, que criou dez novos conselhos tutelares, a serem implantados progressivamente na Cidade do Rio de Janeiro;









A Lei 3.282, de 10/10/2001, que por seu art. 22, § 1º, dispõe que no processo de escolha do Conselho Tutelar será observada, sempre que possível, a correspondência entre a área de atuação do Conselho Tutelar e o domicílio eleitoral de cada eleitor,








A Lei 3.282, de 10/10/2001, que por seu art. 6º, § 1º, dispõe que para cada Conselheiro Tutelar eleito haverá um suplente, que será convocado conforme a classificação obtida na votação, os quais não perceberão qualquer remuneração em decorrência de sua qualidade de suplente;








A Deliberação n° 855 - AS/CMDCA, de 23/02/2011, que dispôs sobre a convocação dos Conselheiros Tutelares Suplentes para a composição dos novos Conselhos Tutelares a serem instalados;








O Comunicado AS/CMDCA, que divulgou o resultado final da Eleição para Conselheiro Tutelar para o período de 2011-2014, publicado no DOM de 21 de junho de 2011 e demais que retificaram tal resultado;








RESOLVE:








Artigo 1º- Os Conselheiros Tutelares em exercício terão a primazia de escolha de lotação nos casos de abertura de novos Conselhos Tutelares na área de abrangência para qual foram eleitos, recompondo-se a composição dos Conselhos Tutelares com a convocação dos suplentes e demais Candidatos a Conselheiros eleitos, de acordo com os critérios de maior votação e de localização de seu domicílio na área de abrangência do Conselho que irão compor.








Artigo 2º- Nos casos em que não haja número suficiente de candidatos eleitos para compor os novos Conselhos Tutelares, na medida em que forem sendo criados, serão convocados os candidatos eleitos nas áreas de abrangências contíguas e assim definidas pelo CMDCA-Rio, respeitados os critérios fixados na presente resolução.








Rio de Janeiro, 09 janeiro de 2012








Deise Gravina








Presidente








CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
COMUNICADO








O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE no uso de suas atribuições previstas na Lei Municipal n.º 3282, de 10 de outubro de 2001,








Considerando a Lei Municipal 5.232/2011 que Cria 10 novos conselhos tutelares na Cidade do Rio de Janeiro, artigo 2°  que prevê que “os Conselhos Tutelares criados por esta Lei, serão implantados progressivamente”;








Considerando a Deliberação AS/CMDCA 855/2011, artigo 1º, que prevê que “sendo autorizada pelo Executivo a implantação de novos Conselhos Tutelares, serão convocados a assumir a função de conselheiros titulares os suplentes eleitos para o Conselho Tutelar das áreas de abrangência correspondentes”;








Considerando a Deliberação AS/CMDCA 850/201, artigo 43°, que prevê que “o candidato só poderá tomar posse mediante freqüência integral na capacitação referida no artigo 42° do presente edital, salvo faltas justificadas, sob pena de automática eliminação do processo de escolha do Conselho Tutelar”;








Considerando o Comunicado AS/CMDCA que divulgou o resultado final da Eleição para Conselheiro Tutelar para o período de 2011-2014, publicado no DOM de 21 de junho de 2011;








COMUNICA:








1- O conteúdo e cronograma da capacitação para conselheiros tutelares da cidade do Rio de Janeiro, como segue:








Objetivos:








Cumprir com a última etapa do processo de escolha dos conselheiros tutelares para o mandato 2011/2014, conforme Deliberação AS/CMDCA n° 850/2011;








Oferecer capacitação inicial para os Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro - Mandato 2011/2014/ suplentes dos Conselhos Tutelares;








Proporcionar aos conselheiros espaços de discussão teórica sobre as principais temáticas que perpassam a infância e adolescência.








Público alvo: candidatos eleitos para os conselhos tutelares na cidade do Rio de Janeiro, mandato 2011/2014..








Responsáveis: Centro de Capacitação da Política de Assistência Social e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescentes. 
















Data: do dia 17/01/12 ao dia 31/01/12/     Horário: 9 às 17 horas








1° Dia 17/01/12 - 3ª feira








Manhã








9h Abertura e apresentação do cronograma da capacitação.








9:30h Família, infância e adolescência em debate: questões históricas, legais e conceituais. A criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares - historio e papel.








Tarde








13h O Sistema de Garantia de Direitos e suas atribuições e competências.








14h O papel do Ministério Público, da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, da Defensoria Pública e a relação destes com o Conselho Tutelar.








2° Dia 18/01/12- 4ª feira








Manhã








9h A Política Nacional de Assistência Social e sua implementação na Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS.








11h O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e o Conselho Municipal da Assistência Social - CMAS.








Tarde








13h Compreendendo a proposta do Programa Medidas Socioeducativas e sua implementação no Município do Rio de Janeiro.








3° Dia  24/01/12-  3ª feira








Manhã








9h Apresentação do resultado GT dos Conselhos Tutelares  Processo de trabalho, trabalho em equipe e o fluxo de atendimento nos Conselhos Tutelares.








11h Ética profissional, Comissão de ética e Corregedoria dos Conselhos Tutelares.








Tarde








13h Experiências práticas vivenciadas pelos conselheiros tutelares e equipe técnica.








4° Dia  26/01/12 -5ª feira








Manhã








9h Conhecendo alguns parceiros da rede socioassistencial:








Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil - SMSDC








Secretaria Municipal de Educação - SME








Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - SMEL








11h Conhecendo a Lei do Aprendiz








Tarde








13h Crianças e adolescentes em situação de rua: fluxos e atendimento na SMAS.








5° Dia 31/01/12- 3ª feira








Manhã








9h Violência Doméstica e Violação de Direitos contra crianças e adolescentes. O Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes e Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto juvenil no Território Brasileiro- PAIR. Ficha de notificação de maus tratos (Secretaria de Saúde).








Tarde








13h Iniciando um debate sobre dependência química.








16h Avaliação.








2- Convocar os candidatos eleitos para os Conselhos Tutelares da Cidade do Rio de Janeiro, mandato 2011/2014, para participarem da capacitação supra.








CANDIDATOS CT CENTRO



EDILSON GOMES DA SILVA
CARLOS OLIVEIRA SOUZA
MARISTELA APARECIDA DOS SANTOS
CATIA CAMILO DA SILVA
CHRISTIAN ADENILSON DE ASSIS
REGINA CÉLIA SOARES VELOSO


CANDIDATOS CT ZONA SUL


SHIRLEY CASTRO DE ARAUJO
EMERSON RODRIGUES
ELIANA VASCONCELOS COELHO
SIMONE GEANE BERGER
SANDRA CRISTINA MACHADO
ELIANE DE SOUZA MARTINS 
BARBARA MAGALHÃES DIAS
ELIZABETH REGINA DE ARRUDA ADRIAO


CANDIDATOS CT MEIER


MARIA ANGELICA DE SOUZA
JANYRALVA OLIVEIRA FREITAS 
RICARDO MEZAVILA 
ANISIA SAMPAIO DO NASCIMENTO
REGINA TAVARES SILVEIRA
LUIZ CARLOS DA SILVA 


CANDIDATOS CT RAMOS


LAURINDO SANTOS JUNIOR
EDIMAR DA SILVA SALES
MEIRE CHRISTINE LOPES GAMARIA RODRIGUES ADENILSON MACHADO TELLES
HILDA GOMES REZENDE
ANATALIA DOS SANTOS 
NADIA RODRIGUES BARROS
JOAO AGNALDO LEANDRO
ALTAMIR VILELA  FERREIRA
HELENILVA NASCIMENTO SANTANA
JAIME CANDIDO ALVES 
ELISABETE MARTINS DA ROCHA
IVETE SILVA SANTOS


  CANDIDATOS CT MADUREIRA


ALEXANDRE ANDRE TAQUES
JAIR BRITO DE CARVALHO
MARIA DO CARMO BEZERRA FORTINI 
LILIAN SANTOS COELHO 
SHEILA FREITAS DIAS 
MARA CRISTINA MARCIANO
CATIA VERONICA CLAUDIO MIGUEL
DEMETRIUS DIAS DA SILVA
FRANCISCO CIRO DE BARROS 
NELI MARQUES DE OLIVEIRA SIMBRAS
MARIA DE FÁTIMA MANHÃES MARINS
LINEMEIRE LOUREIRO ESTEVES 
VALDECY DA SILVA ALMEIDA
FLAVIA MONTEIRO GRANDE DOS SANTOS


CANDIDATOS CT JACAREPAGUÁ


SIMONE FERREIRA FRAGA DE SOUZA
ROSELLI FERREIRA DA PENHA SOARES SANTOS
ALCILENE CHAVES MATTOSO
ANDRÉA LUCIANA PINHEIRO PAIXÃO
ALCYLENE SIQUEIRA PINHO
VIVIANE DE SOUZA SILVA


CANDIDATOS CT BANGU


CARLOS ROBERTO MOREIRA 
EBENEZER FERREIRA VITA
MARCIO JOSÉ DE OLIVEIRA 
JACKSON BARRETO COSTA JUNIOR
GRACIETE AUGUSTA DA SILVA 
FATIMA ZACARIAS CHAVES PINTO
MARIA DAS GRAÇAS ABREU DE ARAÚJO
MARIA JOSÉ COSTA ALVES 
LUCIANO ANGELO DE ARAUJO 
VAGNER LUIS TORRES


CANDIDATOS CT CAMPO GRANDE


PATRICIA RENATA RIBEIRO PEREIRA


CANDIDATOSCT SANTA CRUZ


SEBASTIAO DA SILVA 
PATRICIA DAS GRAÇAS LOPES


Rio de Janeiro, 09 de janeiro de 2012
Deise Gravina
Presidente
http://doweb.rio.rj.gov.br/sdcgi-bin/om_isapi.dll?&softpage=_infomain&infobase=12012012.nfo