A educação está no centro das discussões na edição de 2012 da Campus Party Brasil, que acontece dos dias 6 de fevereiro a 12 de fevereiro no Parque Anhembi, em São Paulo (SP). Neste ano, participará do evento o professor Sugata Mitra, da Universidade da Inglaterra, famoso por usar a tecnologia para vencer problemas educacionais e sociais.
Mitra, que palestra no palco principal do maior encontro geek do planeta no dia 7 de fevereiro, implantou um sistema, em Nova Délhi, na Índia, chamado Hole in the Wall. Por meio dele, um computador com acesso à internet foi colocado num buraco de um muro em local público em uma favela.
Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, sem a ajuda ou a orientação de um profissional, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador. O professor repetiu o experimento diversas vezes e o mesmo resultado foi alcançado. Outros palestrantes de educação
A Fundação Telefônica levará 250 educadores para falar de educação, e a programação também poderá ser acompanhada pelo Twitter, por meio da hashtag #educaparty.
Além disso, outros destaques desta área ficam por conta do primeiro debate, que acontece dia 8 de fevereiro, às 10h. "Lan Houses como espaços de educação" discutirá com Cristina Mori, diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Jader Gama, fundador do Coletivo Puraqué, de Santarém (PA); Everton Rodrigues, gestor de mobilização e redes sociais do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, Coordenadora do Acessa Escola da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Também mostram a força da educação na Campus as palestras "Participação social na era digital", às 17h do dia 8 de fevereiro e "Cultura Livre e Inovação na Educação", no espaço Campus Empreendedorismo, com Felipe Sanches, representante do Garoa Hacker Club, laboratório comunitário, aberto e colaborativo de São Paulo; Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia; Tel Amiel, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp; e Regina Helena Alves da Silva, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.
Educação, games e ética digital
Os professores também participarão da discussçao de educação, games e ética digital. A primeira palestra será "Games na Educação: apertando o Start", com participação de Lynn Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Modelagem Computacional do SENAI-Cimatec; Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco; de Gustavo Steinberg, representante do projeto BIG Festival; e Sabrina Carmona, coordenadora executiva do CS: Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP.
Além dessas, duas outras palestram que envolvem este tema serão "Ética Digital: o uso responsável da web", no espaço de Cultura Digital e "Mobilidade Digital e educação: a escola para além de seus muros", com Juarez Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é responsável pelo projeto Laboratório de Experimentação Remota e outros convidados.
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html
Mitra, que palestra no palco principal do maior encontro geek do planeta no dia 7 de fevereiro, implantou um sistema, em Nova Délhi, na Índia, chamado Hole in the Wall. Por meio dele, um computador com acesso à internet foi colocado num buraco de um muro em local público em uma favela.
Câmeras escondidas mostraram que crianças que brincavam no local iniciaram, sem a ajuda ou a orientação de um profissional, um processo de aprendizagem sobre como usar o computador. O professor repetiu o experimento diversas vezes e o mesmo resultado foi alcançado. Outros palestrantes de educação
A Fundação Telefônica levará 250 educadores para falar de educação, e a programação também poderá ser acompanhada pelo Twitter, por meio da hashtag #educaparty.
Além disso, outros destaques desta área ficam por conta do primeiro debate, que acontece dia 8 de fevereiro, às 10h. "Lan Houses como espaços de educação" discutirá com Cristina Mori, diretora de Articulação e Formação da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações; Jader Gama, fundador do Coletivo Puraqué, de Santarém (PA); Everton Rodrigues, gestor de mobilização e redes sociais do Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Maria Amélia Kuhlmann Fernandes, Coordenadora do Acessa Escola da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.
Também mostram a força da educação na Campus as palestras "Participação social na era digital", às 17h do dia 8 de fevereiro e "Cultura Livre e Inovação na Educação", no espaço Campus Empreendedorismo, com Felipe Sanches, representante do Garoa Hacker Club, laboratório comunitário, aberto e colaborativo de São Paulo; Nelson Pretto, professor da Universidade Federal da Bahia; Tel Amiel, pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Unicamp; e Regina Helena Alves da Silva, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do projeto Cartografia dos Sentidos do Centro de Convergência de Novas Mídias da UFMG e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.
Educação, games e ética digital
Os professores também participarão da discussçao de educação, games e ética digital. A primeira palestra será "Games na Educação: apertando o Start", com participação de Lynn Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia e do Núcleo de Modelagem Computacional do SENAI-Cimatec; Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco; de Gustavo Steinberg, representante do projeto BIG Festival; e Sabrina Carmona, coordenadora executiva do CS: Games, Grupo de Pesquisa Semiótica sobre a Linguagem dos Games da PUC-SP.
Além dessas, duas outras palestram que envolvem este tema serão "Ética Digital: o uso responsável da web", no espaço de Cultura Digital e "Mobilidade Digital e educação: a escola para além de seus muros", com Juarez Silva, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é responsável pelo projeto Laboratório de Experimentação Remota e outros convidados.
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html
http://tecnologia.terra.com.br/campus-party/2012/noticias/0,,OI5581478-EI19138,00-Com+indiano+Sugata+Mitra+educacao+ganha+destaque+na+Campus.html
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