quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Prograd organiza encontro de coordenadores da UFF 12/9/2012

Cabeçalho UFF Noticias
Fotos: Mariana Penna
 
Pró-reitor de Graduação, Renato Crespo, abre o fórum de coordenadores

 
Coordenadora do Proiac, Cláudia Márcia Barreto

 
Diretor da Divisão de Avaliação da
Prograd, Marcelo Linhares

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFF realizou um fórum de coordenadores nesta quarta-feira, no Instituto de Letras, Campus do Gragoatá. Os principais temas discutidos no encontro foram os desdobramentos da oficina do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac) e a inclusão de um Núcleo Docente Estruturante (NDE) nas coordenações dos cursos.

O pró-reitor de Graduação, Renato Crespo, salientou a importância de “trabalhar nas exigências do MEC, pois assim atingiremos níveis mais elevados e teremos uma estrutura docente completa.” A coordenadora do Proiac, Cláudia Marcia Borges Barreto, fez uma apresentação do programa. “O Proiac é fruto de trabalho colaborativo e desenvolvimento docente. Servirá para assessorar a Prograd na promoção de excelência de gestão de ensino”, afirmou. O desenvolvimento do Proiac começou em 2009, e este ano foi formado o grupo multidisciplinar de trabalho, que conta com 22 voluntários.


Na parte final das apresentações, o diretor da Divisão de Avaliação da Prograd, Marcelo Linhares, deu orientações sobre o NDE e mostrou procedimentos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012. Linhares informou que “o NDE é um instrumento voltado para avaliação, não só do profissional, mas também de cada curso. Com os resultados, serão obtidos dados que servirão para o processo de gestão da universidade”.


Os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), professora do Instituto de Geocîencias da UFF, Angélica Di Maio, e o coordenador de Pedagogia da UFF em Santo Antônio de Pádua, Pablo Santos, também reforçaram a necessidade do NDE. “É importante existir uma tripla integração entre o NDE, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenação de Apoio ao Ensino de Graduação (Caeg)”, acentuou Pablo Santos.


O núcleo é uma parcela do corpo docente responsável pela criação, implantação e consolidação do projeto pedagógico dos diversos cursos da universidade, que também contribui para o perfil do profissional. O Proiac estará ligado à Prograd, aos departamentos e às coordenações.

UFF Notícias - Superintendência de Comunicação Social (SCS)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário