domingo, 25 de março de 2012

POESIA E REVOLUÇÃO: A necessária crítica dos críticos e o combate à ig...

Por:
      Rafael Rossi

Alberto Dines é um jornalista que realiza a crítica da própria imprensa e promove o debate. No movimento ainda nos falta aprimorar a crítica interna, a nossa autocrítica e até a crítica dos críticos nesse mundo de redes sociais e de publicações de opiniões várias. É realmente irritante quando a mídia tenta endeusar determinadas figuras e fica dias noticiando um mesmo assunto. No entanto, não pude deixar de me manifestar em homenagem ao Chico Anysio por ter usado sempre o humor para a crítica social, a sátira política e por ter se eternizado pela denúncia das condições de trabalho dos professores com o seu famoso "E o salário ó!". Sem dúvida, muito melhor do que o humor de classe média pseudo-intelectualizado, mas extremamente antipático à esquerda, como o CQC ou o humor que dialoga com o senso comum e com uma moral de playboy machista, racista e homofóbica do estilo Rafinha Bastos, Pânico e uma galera do stand up que termina na polícia, não por causa da censura do Estado, mas pela indignação de membros da própria equipe. 

Recentemente, vi um vídeo em que a equipe de Caco Barcelos era expulsa de uma manifestação por ser da Globo. O Caco Barcelos! Já viram o horário que a Globo dá para ele? Ele faz um programa completamente independente dentro da Globo, se indispõe com seus colegas jornalistas por não compactuar com aquela linha pró-PSDB, foi recebido entusiasticamente pelos operários da construção civil quando fez a reportagem sobre a revolta do Jirau, noticiou as mobilizações anti-capitalistas pelo mundo e as ocupações de praças públicas do Egito à Wall Street, foi taxista, seu pai pegou em armas contra a tentativa de golpe em 1961 e ele é tratado como qualquer outro jornalista vendido da Globo? Com todo o respeito à liberdade de imprensa, expulsar jornalistas que fazem matéria junto com a polícia para "produzir" provas para incriminar manifestantes devem ser expulsos, sim. Jornalistas que não querem a verdade, que só apresentam a versão daqueles que estão no poder, não merecem o menor respeito, porque agem contrariamente à sua própria ética profissional. Mas é possível dizer isso de um Ricardo Boechat? Ele defende os professores e demais trabalhadores, grevistas e ativistas que sofrem prisões políticas, denuncia a corrupção e a violência policial e do Estado contra os mais pobres. Ele é nosso inimigo? Se aparecer numa manifestação deve ser expulso por ser da BAND? É preciso sabedoria para diferenciar aqueles que são inimigos daqueles que são nossos aliados.
http://escritadeopiniao.blogspot.com.br/2012/03/necessaria-critica-dos-criticos-e-o.html
 http://escritadeopiniao.blogspot.com.br/2012/03/mundo-moderno-melhore-monologo-de-chico.html
"Chico Anysio mostra toda a sua genialidade declamando no programa do Jô um monólogo somente com palavras iniciadas com a letra M."
 ttiagoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário